A distrofia muscular nutricional em bezerros

A distrofia muscular nutricional em bezerros Conhecida como doença do músculo branco (DMB) ou degeneração muscular nutricional, a distrofia muscular nutricional atinge bezerros e até mesmo outros animais, em virtude dos equívocos nutricionais de seus criadores.

Sendo assim, em virtude das baixas dosagens de minerais, vitamina E e selênio, a doença miodegenerativa  atinge os músculos, levando a debilidade do animal.

A doença vem causando muitas perdas em rebanhos, sobretudo de bezerros, devido a carência destes nutrientes.

Sendo assim, alimentos de baixa qualidade, como restos de colheitas ou forrageiras cultivadas em solos pobres, geralmente estão sendo a causa. Outro exemplo são as silagens, sementes, raízes e grãos, muitos dos quais são deficientes em vitamina E.

Alguns dos sintomas iniciais são os tremores, insuficiência cardíaca, dificuldade em se locomover, ou mesmo a morte súbita.

O diagnóstico passa pela observação dos sinais clínicos, sendo necessário uma averiguação mais profunda, já que os sintomas são parecidos com os de outras doenças. Já o tratamento consiste, em grande parte dos casos, na aplicação de suplementos nutricionais na dieta, com concentrações das substâncias necessárias para o animal se recuperar.
Sendo assim, da mesma maneira que o tratamento, a prevenção baseia-se em uma adequada dieta com vitaminas E, selênio, dentre outras. Uma linha de atuação que seria bem eficaz consiste na aplicação de produtos específicos no solo, com o objetivo de torná-lo mais nutritivo.

 

Entenda mais sobre os nutrientes aplicados na alimentação dos ruminantes. Clique aqui.

Fonte: MilkPoint

FONTE: Revistaveterinaria.com.br/bovinos/

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *