A Tristeza parasitária bovina

A Tristeza parasitária bovinaDuas enfermidades recebem o nome de tristeza parasitaria bovina, mesmo sendo causadas por agentes diferentes. A babesiose e a anaplasmose, ambas com sinais clínicos semelhantes. A babesiose é causada pelos protozoários Babesia bovis e Babesia bigemina e a anaplasmose pela rickéttsia anaplasma marginale.

Esses parasitas se reproduzem e destroem as células vermelhas do sangue, causando intensa anemia nos animais. São transmitidas na maioria das vezes por carrapato. Os bezerros apresentam imunidade por se alimentarem do colostro da mãe durante os primeiros meses de vida. Os sinais clínicos são: apatia, anorexia, emagrecimento, pelos arrepiados, coração acelerado, anemia, icterícia, entre outros.

A prevenção é realizada com a utilização da quimioprofilaxia, o medicamento é utilizado a fim de controlar a anaplasma, babesia, ou ambos. Evitando o surgimento de níveis elevados da TPB.

Para o sucesso do tratamento é necessário o diagnóstico precoce, ficar atento ao peso do animal, seguir as dosagens corretas dos medicamentos além de garantir água e alimentos de boa qualidade a disposição do animal.

 

Saiba como interpretar os sinais clínicos que o animal possa apresentar. Clique aqui.

Fonte: Valle

Atualizado em: 13 de outubro de 2016

FONTE: Revistaveterinaria.com.br/bovinos/

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *