Adestrar cães: Como fazer?

Certas pessoas acham que adestrar é transformar o cachorro em um robô e privá-lo de fazer o que ele quer. Sendo assim, venha ler esse artigo e saiba a resposta destas perguntas: Adestrar cães? porquê? Qual a importância?

O adestramento reforça sua posição de líder perante o cão e dá prazer a ele também. Estimula seu raciocínio, entretém e é essencial para que o cão seja bem equilibrado e bem mais feliz.

Para começar a ensinar seu cão, primeiramente você deve se colocar no lugar dele. Cachorros não pensam como nós humanos, eles seguem instintos e foram “programados” pra seguir um líder em uma determinada matilha. Quer ser o líder desta matilha? Então venha comigo e confira:

Adestrar cães: Como fazer?

Adestrar cães: Como fazer?

Muitos tutores de cachorros acabam tratando os cachorros como pessoas, achando cruel não deixá-los subir no sofá, por exemplo, mas na verdade os cães necessitam de fato de certos limites para que sejam mais tranquilos e equilibrados. Claro que eles podem subir no sofá, mas somente quando o líder permitir (que no caso é você).

Ser o líder do seu cão cria um laço forte entre vocês dois, uma ligação de respeito e admiração. O cachorro fica tranquilo, calmo, não late por qualquer motivo, não faz coisas erradas, não rosna e respeita seus donos. É o mundo. Contudo:

10 lições para adestrar o seu cachorro

1. O cachorro pula em suas visitas

O cachorro pula quando quer atenção, e normalmente, quando ele pula, a visita (ou você) abaixa, conversa com ele e faz carinho. É por isso que ele continua pulando. Para resolver isso, o necessário é simplesmente ignorá-lo.

Basta virar de costas. Não fale com ele, não olhe e não toque-o. Finja que o cão não está ali presente. Quando ele conseguir se acalmar, faça carinho e aí sim converse com ele. Ele vai notar que só recebe atenção quando fica calmo.

2. Seu cão puxa muito a coleira

Os cachorros fazem isso apenas por dois motivos: ou eles estão muito ansiosos com o passeio, ou estão sendo dominantes com você. Caso ele esteja muito ansioso, você precisa cansá-lo antes de sair com ele. Brinque com ele em casa deixando-o bem cansado e só então leve pra passear.

Para que o cachorro pare de puxar, toda vez que ele fizer isso você para o passeio. Só volte a andar quando ele ficar calmo ao seu lado. Faça isso até ele entender que toda vez que puxa, o passeio tem uma parada.

3. Não vem quando você o chama

Há vários lugares cercados onde seu cão pode ficar solto livremente sem correr algum perigo. Mas a maioria dos cachorros ignoram seu dono. O cachorro pode estar tão entretido que não responde da maneira esperada quando é chamado.

Para ensiná-lo a vir até você, leve petiscos para seu passeio com ele. Antes de soltá-lo, chame-o e quando ele notar você , dê um petisco pelo bom trabalho. Repita a atividade algumas vezes e depois tente com ele totalmente solto.

Muitas vezes, os cães não vem quando o dono o chama pois acham que está na hora de ir embora. Ele deve ver que quando vem até você, é por uma boa coisa (um petisco).

Adestrar cães: Como fazer?

4. Seu cachorro rouba comida de cima da mesa de jantar

Tem cachorros que são extremamente esfomeados e não podem ver nada dando sopa em cima da mesa de jantar. Não adianta brigar com ele, pois a vontade de comer é bem maior e a recompensa é grande (a comida).

Para que ele não faça mais tal ato, é preciso que você associe isso com algo ruim pra ele mesmo. Coloque de maneira estratégica uma comida que ele goste em cima da mesa. Ponha algumas panelas no canto da mesa. Quando ele tentar pegar, as panelas cairão e farão um barulho muito alto e forte.

Ele irá se assustar e provavelmente não tentará novamente, mesmo que as panelas não estejam mais ali.

5. Xixi e cocô no lugar errado

A regra de ouro é: quando ele fizer certo, faça elogios. Se ele fizer errado na sua frente, pegue-o e coloque no lugar correto. Se ele fizer errado e você só encontrar depois, não faça nada, apenas limpe.

Porem, se ele estiver fazendo xixi errado por dominância ou pra chamar a sua atenção, é preciso que você ignore completamente, mesmo que seja bem na sua frente. Se ele queria sua atenção, ele fracassou.

6. Sobe no sofá sem a sua permissão

Tem gente que deixa o cachorro subir no sofá tranquilamente, enquanto outras não admitem. Mesmo que você goste que ele suba, ele só deve fazer isso se você permitir, pois você é o líder.

Quando seu cachorro subir no sofá sem a sua permissão, diga “não” e tire-o do sofá. Logo em seguida, chame-o para o sofá, dando dois tapinhas no local e dizendo “sobe”. Quando ele subir, dê um petisco ou faça carinho. Em alguns dias ele vai entender que só pode subir quando é chamado.

Adestrar cães: Como fazer?

7. Cavar no jardim

Se seu cachorro constantemente faz buracos no jardim, significa que ele está entediado e ansioso.

Passeie mais com ele, canse ele mais. Quando você pegar ele no flagra, faça com que ele entenda que é errado tal ato. Se mesmo assim isso não adiantar, coloque o cocô do animal onde ele costuma fazer os buracos. Ele irá sentir o cheiro de longe e não vai mais fazer buracos ali.

8. acaba com suas coisas

Um cachorro necessita saber que uma coisa são os brinquedos dele, outra coisa não. Se ele fez isso quando estava sozinho em casa por horas, o motivo sem dúvidas foi o tédio. Cães necessitam de companhia constante e quando sozinhos, fazem coisas erradas que não devem pra aliviar o estresse.

Outro motivo é que ele pode estar tentando novamente chamar sua atenção. Não brigue com ele pois a bronca também é uma forma de dar a atenção que ele pede. Ignore completamente. É realmente difícil, mas ignore. Quando ele largar o objeto por conta própria, recolha sem que ele veja. O comportamento irá parar.

9. É agressivo com outros bichinhos

Quando estiver num local onde tem vários cachorros soltos, solte o seu também. Se ele for agressivo, prenda-o em um lugar que ele possa observar os outros cachorros soltos. Quando ele deitar e se acalmar, solte-o de novo. Se ele for agressivo novamente, prenda-o. Ele vai entender que quando é agressivo, é punido (fica preso), e irá melhorar.

Caso seu cachorro seja macho e não castrado, ele pode estar fazendo isso pra disputar o território.

10. Fica desesperado quando nota que você vai sair

Muitos cães notam na hora que o dono vai sair. O cachorro assim começa a entrar em pânico ou a ficar agitado maisque o normal. Para melhorar isso, há duas possíveis resoluções: simule que vai sair, mas não saia de fato. Pegue a bolsa, coloque o sapato, fique assim em casa, sente pra assistir televisão pra ele poder desassociar essas atitudes com o fato de você sair.

Outra coisa que precisa ser feita é: não dê tchau quando for embora, pois isso mostra pra ele que ele ficará sozinho por um tempo.

Adestrar cães: Como fazer?

Educar o seu cão é uma das responsabilidades de um dono consciente, assim como dar comida, água e levá-lo ao veterinário sempre que necessário.

O comportamento e o temperamento de um cachorro é um reflexo das atitudes que seu dono tem no ambiente em que vivem juntos.

Educar exige paciência, persistência e firmeza. Mas é totalmente possível!

Adestrar cães: Como fazer?