Akita americano

0

Conhecido também como o Grande Cão Japonês, o cachorro akita americano chegou ao continente americano após a segunda guerra mundial, e desde então conquistou o coração de muitas pessoas graças à sua inteligência, sua paciência e o grande carinho com seus humanos.

Muito limpo, o cachorro da raça rakita tem como característica enterrar suas próprias fezes, além de ser bem diferente, fisicamente, de seu primo japonês, o akita original.

Akita americano

Akita americano

Está interessado em adotar um cãozinho dessa raça e quer saber mais sobre o akita? Esse texto é para você. Listamos aqui tudo o que você precisa saber para dar tudo de melhor para ele.

Características do akita americano

O akita americano é um cachorro alerta, receptivo, bastante amistoso e majestoso, obediente e muito valente.

De grande porte, os cães dessa raça têm cabeça grande, em formato de triângulo, focinho profundo, olhos pequenos e orelhas eretas sempre levantadas. Sua cauda costuma ficar enroscada em cima de seu dorso e sua pelagem é dupla, com um subpelo espesso, denso e suave e uma pelagem exterior reta e levantada.

Comportamento

O cachorro akita tem um temperamento forte. É bastante inteligente, gosta de seu território, é um pouquinho dominante, um tanto teimoso e tem bastante energia para gastar.

Os animais dessa raça costumam latir pouco, são bem tranquilos, reservados e equilibrados. São muito pacientes com as crianças, embora as fêmeas se entendam melhor com os pequenos do que os machos, que podem se aborrecer facilmente.

Akita americano

Treinamento

Os filhotes de akita precisam ser treinados desde pequenos para, quando adultos, se tornarem cães estáveis e equilibrados.

Durante o treinamento, além de oferecer aos animais brinquedos resistentes (os akitas gostam de gastar sua energia mordendo objetos), os pequenos devem ter contato com toda a sua família humana, incluindo as crianças que vivam ali, para que se acostume com todos.

Se existirem outros cachorros na casa, é fundamental que o pequeno akita conviva com eles. Como são bastante territoriais, eles podem se desentender com outros moradores caninos se essa convivência não for desde jovens.

Como são um pouco teimosos, os pais humanos precisam investir em um programa de treinamento que valorize o reforço positivo. Ou seja, a cada vez que os filhotes de akita fizerem algo positivo, ganham um petisco ou palavras de carinho.

Como gostam muito de morder, até quando adultos, o ideal é manter brinquedos que eles possam mordiscar espalhados pela casa, para impedir que gastem sua energia com a cama, o sofá ou seus sapatos, por exemplo.

Exercícios

A raça de cachorro akita tem muita energia. Uma boa forma de gastar toda essa energia e garantir que o bichinho passe boas horas na companhia de seus humanos é fazer exercícios junto com ele.

Brincadeiras ao ar livre, jogos envolvendo seus humanos e o cachorro ajudarão não só a aliviar o estresse dos dois como também aumentar a devoção e a lealdade que o akita sente por sua família, além de fazer companhia ao seu bichinho, evitando que ele fique entediado.

Escovação

A pelagem dupla do cachorro akita, que o ajuda a se proteger do frio, requer alguns cuidados extras.

Para que os pelos do animal estejam sempre brilhantes e macios, a escovação deve ser feita a cada semana. Na primavera e no outono, quando acontece a troca de pelos, essa escovação deve ser diária.

Além de facilitar a troca de pelos, escová-los diariamente nesse período ajuda também a evitar o surgimento de eczemas, comum em alguns akitas.

Banhos

O banho no akita americano deve ser realizado a cada mês. Esse cuidado é importante para garantir que os pelos e pele estejam sempre bem cuidados.

Alimentação

Por ser um cachorro de grande porte, o akita precisa de uma alimentação especial, não apenas para impedir o ganho de peso excessivo como também para prevenir o surgimento de doenças articulares.

Essa ração deve conter uma boa dose de vitaminas e minerais importantes para que sua cartilagem esteja sempre saudável, assim como seu pelo. A ração adequada ajuda a pelagem a ficar sempre brilhante.

É importante que os pais controlem a quantidade de comida dada ao animal, para evitar que se tornem obesos com o avançar da idade.  

Akita americano

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.