60 baleias são encontradas mortas numa praia na Islândia

0

(dr) David Schwarzhans

60 baleias são encontradas mortas numa praia na Islândia

Dezenas de baleias mortas foram encontradas, na passada quinta-feira, numa praia no oeste da Islândia. Não se sabe ainda o que terá acontecido e como vieram parar à costa.

Segundo a BBC, cerca de 60 baleias-piloto (Globicephala) foram encontradas mortas, na passada quinta-feira, numa praia em Longufjorur, no oeste da Islândia. Não se sabe ainda o que terá acontecido e como vieram parar à costa.

A região onde os animais foram encontrados é isolada, não sendo possível lá chegar de carro e, por isso, tem poucos visitantes. A cena foi percebida pelo piloto de helicóptero, David Schwarzhans, quando passava pela zona.

“Estávamos a voar para norte perto da praia quando as vimos. Começámos a circundar o lugar porque não percebemos se eram baleias, focas ou golfinhos. Aterrámos e contámos umas 60 mas deve haver mais, porque se viam barbatanas a sair da areia”, afirmou o piloto à BBC.

“Foi trágico e cheirava muito mal. Não é uma coisa bonita de se ver e foi chocante, sobretudo por serem tantas”, disse ainda Schwarzhans.

A polícia de Stykkisholmur, uma cidade perto desta praia, já está a par da descoberta e já se encontra a investigar, diz a imprensa local.

Em declarações ao site islandês Iceland Monitor, a bióloga marinha e especialista em baleias, Edda Elisabet Magnusdottir, explicou que quando estes animais entram em águas pouco profundas “muitos deles têm tendência a ficar desorientados”.

Além disso, a bióloga acrescentou que as baleias-piloto costumam nadar em grupos apertados, e é por isso que muitas delas ficam presos de uma só vez.

No final de 2018, cerca de 200 baleias da mesma espécie foram encontradas mortas numa praia da Nova Zelândia. Metade das baleias morreram no momento em que foram descobertas, enquanto que as restantes foram abatidas, devido à sua condição frágil.

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.