Basset hound em apartamento

O cachorro da raça basset hound chama muito a atenção por sua aparência física um tanto quanto incomum: com orelhas bem longas – que em alguns casos chegam a arrastar no chão -, ele conta também com um corpo bastante longo e patas curtinhas enrugadas.

Basset hound em apartamento

Basset hound: história

A raça basset hound existe desde o século XIX. Ela surgiu na Grã-Bretanha e foi selecionada para a caça de roedores como coelhos e lebres. Por seu olfato incrível, ele se destacava quando era preciso procurar a presa com rapidez e eficácia.

Basset hound em apartamento

Características da raça

Musculoso e com uma ossatura bem pesada, o basset hound não costuma ser um excelente corredor, mas isso não quer dizer que não seja ágil. Não somente sua estrutura física pode atrapalhar um pouco seu desempenho nas corridas, mas suas orelhas também são um ponto negativo em alguns casos, já que existem exemplares com orelhas tão compridas que chegam a ser pisadas pelo próprio pet.

Curiosidades sobre a raça

O basset hound tem este nome não por acaso: “bas” significa “baixo” em francês e hound diz respeito ao seu instinto caçador. Pelos clubes de criação de cães, os “hounds” são aqueles que costumam perseguir mamíferos durante a caça.

Exímio farejador, o basset hound utiliza seu olfato para tudo. É comum, inclusive, que seus olhos sejam recobertos por pele enquanto ele fareja o chão, mostrando a importância deste sentido para eles.

Basset hound em apartamento

Quando falamos de cães de trabalho, devemos saber que eles possuem bastante disposição. O basset hound se adapta muito bem à vida caseira, podendo acompanhar seus tutores “em horas de sofá”, porém ele não pode ficar sem ter atividade.

Curioso que é, o basset hound pode criar o hábito de fuçar lugares e objetos da casa causando certos estragos. Oriente seu filhote de basset hound desde cedo sobre o que é ou não é permitido em sua residência.

Por ter muitas dobrinhas pelo corpo, o basset hound, em alguns casos, pode ter um odor um pouco mais forte do que o esperado. Se certifique de que ele não está molhado sempre que for tomar banho e inspecione sua pele e orelhas sempre que possível.

Basset hound em apartamento

Um dica legal para as orelhas é mantê-las “viradas” durante um período do dia para que possam “ventilar”. Evite, também, deixar que as orelhas do seu pet se molhem ou sujem com a comida.

Existe, no mercado pet, um acessório que promete ajudar aos papais e mamães de cachorros mais orelhudos. O “snood para cães” pode ser ideal para seu basset hound. Converse com seu médico veterinário sobre isso.

Evite que seu cachorro crie o hábito de subir e descer de móveis. Por serem mais “rebaixados”, eles podem desenvolver problemas graves de coluna e articulações por conta disso.

O basset hound pode ter tendência a ficar um pouco gordinho. Fique atento ao peso do seu filho de quatro patas!

Enriquecimento ambiental para basset hound

Use o instinto “fuçador” do seu pet a seu favor. Técnicas de enriquecimento ambiental que envolvam o faro são uma ótima pedida para eles. Você não precisa apenas fazer o básico, de esconder petiscos pela casa ou usar um brinquedo interativo com ração dentro, mas pode também estimulá-lo a encontrar objetos e até pessoas, num estilo “esconde esconde”.

Basset hound em apartamento

FONTE: PETLOVE

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *