Cachorro pode beber chás? Descubra e Tire Dúvidas!

Você já deve ter se perguntado se o seu pet pode tomar um chazinho. É seguro dar chá para eles? É saudável? Os benefícios para a saúde dos seres humanos são os mesmos para os cães? Você vai descobrir tudo isso neste artigo!

Antes de mais nada, é muito seguro dar chá para os seus cães. Inclusive, boa parte das rações para cães tem como ingrediente algum tipo de erva. Alguns chás podem trazer inúmeros benefícios para a saúde do seu pet. Porém, não se deve dar chá quente para cães. Além disso, é necessário que se evite os chás mais escuros ou alaranjados, que são ricos em cafeína, como chá preto e o chá verde. Chás muito cafeinados podem causar alguns problemas aos seus cães, o que vamos explorar no tópico a seguir.

Cafeína x Cães

Os chás mais seguros para você dar para os cães é o chá de hortelã e o chá de camomila (este segundo é um dos mais populares). Ambos são ricos em antioxidantes que tratam inflamações caninas, reduzem infecções e auxiliam no relaxamento muscular dos cães. Eles são excelentes para acalmar animais de estimação mais agitados e hiperativos. O chá de camomila também é poderoso no combate de gases e inchaço.

Como dito acima, evite os chás mais escuros, por serem muito ricos em cafeína. Pequenas quantidades de cafeína podem gerar doenças perigosíssimas para cães. O excesso pode até causar envenenamento por cafeína. Portanto, lembre-se de usar chás clarinhos e/ou descafeinados.

Cuidados

Deixe os saquinhos de chá longe dos seus cães. Pois mesmo os com baixo índice de cafeína podem gerar acidentes se o seu pet colocar na boca ou algo do tipo.

Se o seu cão tiver acidentalmente ingerido chá com cafeína, você deve observar os seguintes sinais para conferir se houve um princípio de envenenamento por cafeína: hiperatividade, vômito, mudança de frequência cardíaca, tremores, convulsões, colapso, entre outros. Ao perceber um desses sintomas, procure imediatamente o seu veterinário de confiança.

A frequência com que você dá chás para os seus cães também é importante. Você pode dar no máximo uma vez por semana, evitando mais do que isso para não sobrecarregar o seu cão. Nesta quantidade, os benefícios para a saúde dos seus pets são inúmeros e vale muito a pena – como a redução da probabilidade do seu cão desenvolver um câncer.

Outras precauções que você deve tomar é escolher chás sem adoçantes artificiais ou conservantes, optando pelas versões orgânicas vendidas em lojas de produtos naturais. Algumas marcas já lançaram, na Europa, chás específicos para cães com diversos objetivos. Porém, estes produtos ainda não chegaram no Brasil – mas deve acontecer, em breve. Entretanto, você pode importar estes produtos pela internet e receber na sua casa com muito conforto e comodidade.

O que você achou das nossas dicas de chás para cães? Você tem experiências dos efeitos dos chás em seus pets? Que tal compartilhar com a gente? Utilize o campo de comentários abaixo para compartilhar as suas experiências!