Cachorros e gatos sonham?

0

 

cachorros e gatos sonham

Muita gente se pergunta se, assim como nós, os cachorros e gatos sonham. Será que sim? Bom, antes de qualquer explicação, vale ressaltar que quando falamos de sonhos, devemos ter em mente que o assunto é controverso por si. Psicanalistas, psicólogos, neurocientistas discutem há mais de um século a função e simbologia dos sonhos. A única coisa que todos concordam através de pesquisas é que se um ser vivo entra no sono chamado de REM (rapid eye moviment ou em português Movimento rápido dos olhos) está experimentando um sono com sonhos.

Cachorros e gatos sonham?

O sonho e sua história

Na bíblia, alguns dos maiores profetas tiveram suas mensagens reveladas em sonhos. Alguns dos grandes primeiros cientistas tiveram a resolução das suas pesquisas durante os seus sonhos. O grande psicanalista Sigmund Freud lançou o livro “Interpretação dos sonhos” em 1900. Falava basicamente da função do sonho como uma forma do inconsciente realizar os desejos reprimidos pelo funcionamento mental consciente entre outras funções usadas dentro da psicanálise criada por ele. Já seu contemporâneo Carl Gustav Jung acreditava que os sonhos detinham em si significados maiores numa conexão com um inconsciente coletivo e podiam revelar coisas do indivíduo e do seu entorno através de uma análise mais profunda dos signos vivenciados no estado de sono profundo. Alguns neurocientistas atuais acreditam que os sonhos são uma forma do cérebro continuar trabalhando enquanto dormimos, ajustando informações que foram mal compreendidas durante o dia ou mesmo processando e armazenando as emoções pelas quais passamos em certo período da nossa vida.

Mas afinal, os cachorros e gatos sonham?

Curiosamente existe um ponto de convergência para todos esses teóricos. Os seres que experimentam sonhos semelhantes aos dos seres humanos o fazem durante a fase de sono profundo chamado REM. Pesquisas atuais sugerem que mamíferos e aves conseguem ter esse tipo de sono. Diferente dos seres humanos que demoram em torno de 2 horas para entrarem em REM, a maioria dos animais que convivem conosco demoram por volta de 20 minutos para conseguirem dormir profundamente e começarem a sonhar. Ou seja: cachorros e gatos sonham sim!

gato sonhando

Como são os sonhos dos animais? Eles têm pesadelos?

Acredita-se que os cachorros e gatos sonham com diferentes coisas, momentos e situações, assim como nós. Os sonhos podem ser felizes ou pesadelos. Infelizmente não conseguimos ter a confirmação por uma psicanálise com discussão entre nós e os animais. Mas certamente podemos inferir algumas suposições. Observar nossos cães mexerem as patas como estivessem correndo deitados enquanto balançam a cauda nos leva a acreditar que estão tendo um sonho prazeroso correndo em algum lugar que conhecem e os agrada. No entanto quando os vemos chorando latindo e rosnando podemos extrapolar esse comportamento inconsciente dos animais como um pesadelo e que seus cérebros estão processando informações e imagens que os deixa incomodados a ponto de refletirem o incômodo em seus corpos adormecidos.

Relação entre sono e comportamento do cachorro ou gato

Animais que sofrem com privação de sono por viverem em ambientes extremamente barulhentos ou inadequados podem desenvolver problemas de comportamento: ansiedade, depressão e, dependendo do grau de privação, podem até morrer. Então se você tem um animal de estimação, o ideal é oferecer um bom lugar para ele dormir, seja uma casinha (veja aqui) ou uma caminha (veja aqui) confortável para os cães maiores ou feno (veja aqui) para ratos, hamsters e cavalos (pois é, cavalos também gostam de deitar para dormir). Evitem acordar seu animal se ele estiver dormindo. Lembre-se de que ninguém fica de muito bom humor quando é acordado com susto.

Respeite o espaço e o sono do seu pet

Quando eu era criança entrei na casinha dos nossos cachorros para ficar com nossa Dálmata que dormia lá dentro. Ela se assustou comigo e mordeu meu rosto. Quando percebeu quem eu era, ficou me lambendo e extremamente ansiosa. Por minha vez levei uma bronca gigantesca do meu pai por não respeitar o espaço e o tempo do cachorro. Ele me disse que se eu fizesse isso com meus amigos ninguém ia gostar de mim. Meu pai era desses caras que aproveitava as situações para me explicar como o mundo funciona, como devemos respeitar os outros e principalmente sempre cuidar dos mais fracos.

Cachorros se mexendo enquanto dormem

Algumas pessoas acreditam que enquanto os animais estão se mexendo durante o sono são só espasmos musculares se manifestando. Eu prefiro acreditar na ciência e principalmente em Darwin quando dizia em seu livro “A expressão das emoções nos homens e nos animais” que as diferenças das emoções, razão e comunicação entre os animais e os seres humanos são basicamente quantitativas e não qualitativas. De uma forma ou de outra, o importante é respeitar os horários do sono dos nossos animais, oferecer lugares confortáveis para que eles possam descansar, sentir nosso coração feliz por estarmos fazendo outro ser vivo feliz! Afinal, dormir mesmo sem sonhar é tão bom… Quem não gosta?

Ah, e para quem nunca viu um cachorro sonhando, aqui vai um clássico vídeo da internet que mostra um cachorro durante um sonho aparentemente bastante agitado, tão agitado que o faz “correr” deitado e, na sequência, levantar para continuar correndo, até que…

…tadinho!

E você, também acha que os cachorros e gatos sonham?

www.beanimal.com.br

Cachorros e gatos sonham?

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.