Cachorros sonham?

Uma curiosidade que todos gostam de saber é se os cachorros sonham como nós, humanos. Muitas vezes você pode perceber que seu cãozinho está adormecido e de uma para a outra começa a mover os pés, mantendo os seus olhinhos fechados. Assustadoramente, seu corpo começa a tremer e tremer, e ele pode até mesmo soltar algum tipo de barulho.

Com certeza, passa pela sua cabeça que o cachorro pode estar correndo, possivelmente perseguindo algo em seus sonhos. Mas será que isso é verdade? Cachorros sonham? Saiba tudo sobre sonhos dos cachorros neste artigo.

Cachorros sonham?

Cachorros sonham?

Se essa é sua curiosidade, então saiba que sim, assim como nós, os cães sonham. Por isso, muitos deles tremem quando estão dormindo.

Especialistas em animais afirmam que os cães sonham durante o estágio REM e agem em seus sonhos por contração ou movendo as quatro patas como se estivessem perseguindo um animal.

Além de sonharem, os cães passam por três estágios de sono:

  • NREM, movimento não-rápido dos olhos;
    REM, movimento rápido dos olhos;
    e SWS, sono de ondas leves.

É no estágio SWS que um cão respira profundamente enquanto está dormindo.
Cães que dormem encolhidos devem manter seus músculos tensos e, portanto, ficam menos relaxados do que os cães que se esticam quando dormem e menos propensos a contração muscular em seu sono.

Por motivos ainda não explicados, filhotes de cachorros e cães idosos costumam se mover mais durante o sono e também sonham mais do que cães adultos.

Cachorros sonham?O que fazer quando seu cão está sonhando?

Mantenha a calma quando vir seu cão se movimentar muito enquanto está dormindo. Se você quiser acordá-lo, chame pelo seu nome, de maneira calma e gentil.

Lembre-se que alguns cães podem ser sensíveis durante o sono, por isso, não use sua mão para acordar seu cão ou você pode ser mordido por ele.

Para sua segurança, deixe o cãozinho dormir seu soninho dos deuses, afinal, ele também merece descansar!

No caso de pesadelos, também comuns quando os cães estão dormindo, podem fazer com que o cachorro acorde assustado. Quando isso acontecer, fale com eles calmamente para deixá-los tranquilos.

Os cães também podem se contrair e tremer durante o sono, na tentativa de esquentarem seu corpo, ou seja, ele pode estar com frio. Se esse for o caso, coloque uma roupinha nele, ou cubra-o com um cobertor.

Como saber se o cachorro não está tendo uma convulsão?

Há contrações benignas durante os sonhos, o que é diferente de uma convulsão.

Veja como diferenciar: Durante o sono, seu cachorro pode fazer um movimento espasmódico ou dois, mas ele voltará para um sono tranquilo. Se você o chamar pelo nome, ele acordará. Já durante uma convulsão, o corpo do seu cachorro ficará rígido, tremerá fortemente e até mesmo poderá ficar endurecido. quando isso acontece, o cão pode perder a consciência e respirar excessivamente. E o mais importante: Ele não responderá quando seu nome for chamado.

Agora que você sabe que os cachorros sonham, olhará para seu cão com mais carinho ainda quando ele estiver dormindo.