Cães também “pensam” nos problemas antes de dormir

0

Nossos melhores amigos ficam com a qualidade do sono prejudicada

Em artigo publicado no portal The Royal Society, pesquisadores húngaros afirmaram que cachorros, assim como os humanos, também “pensam” em seus problemas antes de dormir.

O estudo fez um teste com 16 cãezinhos de raças diferentes. Com a ajuda dos donos, sensores foram colocados nos cachorros e eles foram submetidos a experiências boas, como ser acariciado e brincar, e a experiências ruins, como ficar preso em um cômodo ou ter um dos pesquisadores olhando diretamente em seus olhos.

Após os testes, os cães foram levados a um local de descanso. Então, os estudiosos puderam observar que os animaizinhos “estressados” dormiram duas vezes mais rápido do que os outros e tiveram 20 minutos a menos de sono profundo. Isso mostra que a qualidade do sono dos cachorros foi afetada por suas experiências.

“Esse resultado fornece a primeira evidência direta de que os estímulos emocionais afetam a fisiologia do sono subsequente em cães”, escreveram os especialistas. E concluíram: “A descoberta de que tratamentos emocionais breves influenciam a macroestrutura do sono também sugere que a pesquisa do sono poderia ser implementada de maneira útil no campo do bem-estar canino.”

Fonte: Meu Querido Pet

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.