Calming Signal – o sentar do cão pode ser um sinal de desconforto

Hoje vamos falar sobre mais um calming signal, isto é, sinal apaziguador: o sentar do cão.

O comportamento de sentar faz parte do repertório dos cães, mas pode significar muito mais do que você imagina. No post passado (veja aqui) expliquei o que são Calming Signals e falei sobre quando o cão vira a cabeça para o lado, mostrando desconforto com alguma situação. Agora é a vez do comportamento de sentar, o que será que ele significa?

Calming Signal – comportamento de sentar

O sentar naturalmente, sem o cão ter recebido o comando “senta!” pode significar simplesmente a busca por uma posição mais confortável e que nessa situação ele está confiante o suficiente para relaxar e sentar. Porém, o sentar também pode ser uma reação de desconforto, em que o cachorro senta quando está incomodado com o ambiente ou em uma interação social tensa. Confira as imagens abaixo e entenda o que o ato de sentar de cada cachorro está querendo dizer:

Calming Signal – o sentar do cão pode ser um sinal de desconforto
calming signal

Lollo, posição relaxada

Nessa foto, o Lollo, meu cachorro, está com a boca aberta, sentado de forma relaxada e sem tensão.

sinais apaziguadores

Cão sentado demonstrando desconforto

Na segunda foto, que mostra uma interação social, um dos cães (o que está sentado) está recebendo uma pressão do outro cão, que está o cheirando de forma bastante invasiva. Note que o cachorro que está sentado está tenso, com as orelhas para trás e mostrando um outro Calming Signal junto com o senta, que é o de lamber a boca. Ele está em uma situação bem desconfortável e apresentando todos esses sinais, mostrando para o outro cão que está incomodado mas ao mesmo tempo tentando resolver os conflitos de forma não violenta.

Filhote assustado

Filhote assustado

Outra situação bem comum é quando o filhote sai de casa pelas primeiras vezes. É tudo muito novo, com vários estímulos desconhecidos e potencialmente assustadores. Na maioria das vezes, nessas situações, os donos já saem andando. Nesse momento, é comum o filhotinho sentar e resistir à andar. Se isso acontecer, nunca puxe ou arraste o cão! Ele está tentando conhecer os estímulos e entender o que está acontecendo, além de mostrar certa insegurança com relação ao ambiente. O melhor a fazer é esperar calmamente até que ele se mostre mais seguro e comece a andar e explorar o ambiente.

É importante também apresentar o equipamento de passeio dentro de casa e não somente na rua. Primeiro acostume o cão com a coleira ou peitoral e depois com a guia dentro de casa e só então comece a sair para fora com ele.

Comece a reparar nos momentos em que seu cão senta e procure identificar se ele está relaxado ou se está mostrando um Calming Signal. Caso note que ele sentou por estar tenso, ou seja, mostrando um calming signal, procure tira-lo da situação de desconforto, mostrando que você entende o que ele está comunicando e que deseja ajuda-lo a sair dessa situação sem precisar mostrar agressividade.

www.tudodecao.com.br

Calming Signal – o sentar do cão pode ser um sinal de desconforto

FONTE: PETLOVE

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *