Características do terrier brasileiro

0

O terrier brasileiro, por muitos carinhosamente chamado de fox paulistinha, é um dos poucos cães criados em nosso país. Seu apelido “paulistinha” não tem a ver com o Estado em que foi criado, mas sim com suas cores. Sempre tricolor (preto, dourado e branco), seus criadores o chamam “paulistinha” como uma referência às cores preto, vermelho e branco, da bandeira de São Paulo.

Características do terrier brasileiro

Origem do terrier brasileiro/ fox paulistinha

Grande parte dos criadores de terriers brasileiros acredita que eles sejam parentes diretos do jack russel. Alguns defendem que há em sua genética a participação também do fox terrier. Existem relatos de sua existência desde o século XIX, quando serviam como caçadores de ratos.

Características do terrier brasileiro

O comportamento do terrier brasileiro

O fox paulistinha é um cão bastante ativo e curioso. Destemido, ele tem uma tendência a se mostrar bastante curioso e sempre alerta, podemos até dizer que alguns exemplares se portam como verdadeiros cães de guarda, sem levar em conta seu tamanho reduzido.

Com muita energia, o terrier brasileiro é super brincalhão, mas pode se tornar um tanto quanto destruidor quando passa muitas horas sozinho e ocioso, longe de seus tutores ou sem entretenimento adequado.

Características do terrier brasileiro

Características do fox paulistinha

O fox terrier precisa de muito exercício físico e mental. Inteligente que é, ele pode aprender com facilidade e gosta bastante de agradar seus tutores mostrando que aprendeu algo novo.

Eles também adoram brincar com seus pais humanos e, de modo geral, quando bem socializados, podem passar bons momentos também com outros pets.

Pesando cerca de 10Kg, o fox paulistinha costuma ser atlético, mas quando os pais e mães exageram nos petiscos e não compensam com as atividades, eles podem engordar. Fique de olho!

O terrier brasileiro normalmente é um cão bem resistente e forte, de fácil manutenção. Em algumas épocas do ano, seu pelo pode cair mais do que o normal, mas uma escovação semanal pode ajudar – e muito – nesta questão. Como um típico brasileiro, este cãozinho não se dá muito bem no frio. É recomendado que ele fique dentro de casa.

Características do terrier brasileiro

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.