CatNip – A Erva do Gato

Você compra vários brinquedinhos pros seus peludos e vira e mexe aparece lá na embalagem – com catnip, como se essa fosse a oitava maravilha do mundo. Daí você se pergunta: “Mas o que raios é esse tal de catnip mesmo?!”
Vamos responder essa e outras perguntas que não querem calar quando o assunto é a tal da erva do gato.

Começando pelo começo: o que é catnip?

Catnip, também conhecida como a Erva do Gato ou Erva Gateira, é uma plantinha parecida com a menta e é nativa da Europa e da Ásia. Trata-se de uma planta medicinal e aromática, da família das hortelãs, que possui um ingrediente ativo, o nepetalactone, que desperta reações… humm… “peculiares”, em até 90% dos gatos.

O que faz o catnip com os peludos?

Quando o gatinho entra em contato com a ervinha, ele cheira o tal nepetalactone, que atua no cérebro felino estimulando seu instinto predador. Ele então pode ficar mais eufórico, brincalhão, rolar de um lado pro outro, olhar para o nado, se esfregar, lamber… e dai ficar bem relaxadão. O efeito exato da euforia varia de gato para gato e dura cerca de dez minutos.

CatNip – A Erva do Gato

O catnip pode ser utilizado tanto para acalmar e aliviar o stress dos felinos ou para estimular bichanos mais paradões a brincar e vencer a apatia.

Se tem efeito em humanos? Tem, sim senhor! Você vai ficar mega feliz de ver o bichano se divertindo loucamente casa afora. Mas é só isso, tá? ?

Como usar o catnip?

Muitos brinquedos para gatos já vem recheados com catnip, mas você pode comprá-lo a parte e usar como quiser. Ele é vendido em saquinhos com a erva seca ou em spray, mas o seu gato pode gostar só de um deles – ou de nenhum, se ele fizer parte da minoria imune aos efeitos da ervinha.

Uma outra opção é plantar a ervinha e ter uma bela motinha em casa para os felinos fazerem a festa (cuidado, eles fazem a festa mesmo, então espere a planta estar grande e forte antes de soltar os leões nela…)

E essa erva arretada não vai fazer mal pro gato não?!

Fique tranquilo, a erva do gato não é prejudicial à saúde e, muito importante, não gera dependência. O que você vai perceber é que o bichano vai relaxar bastante depois de brincar com o catnip, principalmente por causa da energia gasta durante a brincadeira.

Ah! Não fique preocupado se o seu gatinho perseguir um rato imaginário…

Funciona em todos os bichanos?

Infelizmente, como falamos antes, não. Em filhotinhos e gatos idosos a erva do gato não costuma produzir o mesmo efeito e, mesmo na população adulta, a reação é vista em cerca de 90% dos gatuchos (algumas fontes falam em 70%). Ou seja, se o seu gato não der bola pro catnip, não fique chateado, ele não é o único!

 

E ai, gostaram? Compartilhem com seus amigos gateiros no Facebook e contem pra gente se o seu gato gosta de catnip!

CatNip – A Erva do Gato

FONTE: PETLOVE

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *