Cinco dicas para ensinar o cachorro fazer as necessidades no lugar certo

0

 

Quer dizer que você está tendo problemas em pisar em motinhos que entram pelos seus dedos enquanto anda descalço pela casa e tem o desprazer de descobrir que aquilo tudo era o cocô do seu cachorro? Ou talvez o problema seja acordar mais tarde no final de semana, manhã ensolarada, você pensa em como aquele friozinho junto com sol faz o dia mais gostoso e então, olhando distraído pela janela sente sua meia molhando lentamente e seu pé ficando ensopado no xixi do seu cão? Mais uma vez seu cachorro não fazer as necessidades no lugar certo e acabou com seu bom humor.xixi

Assuntos que serão tratados nesse post!:

Mas o que está acontecendo com meu peludo?

Antes de colocar a culpa no animal, vamos com calma! Vamos retroceder esse filme para o dia-a-dia e analisar alguns detalhes para ver de quem é a culpa e se existe de fato algum culpado.

Cinco dicas para ensinar o cachorro fazer as necessidades no lugar certo

Existem várias razões que levam o cachorro errar o lugar de fazer as necessidades. Antes de dizer que é um problema comportamental, sugiro que você leve o animal a um veterinário e faça um check up. Exame clínico, de sangue, fezes e tudo mais que o veterinário puder fazer para descartar qualquer tipo de problema físico. Muitos cães fazem muito xixi por causa de diabetes, por exemplo. Muitos outros fatores fisiológicos contribuirão para que haja um desconforto relacionado ao tema. O veterinário liberou os resultados e disse que está tudo bem? Teve sorte e o animal é saudável! Antes de apontar o dedo e chamá-lo de sem-vergonha ou qualquer coisa do gênero sugiro que continue lendo esse texto.

Além da demarcação de territórios que pode ser um grande problema para os machos que não são castrados resistirem fazer um xixi no lugar errado e em todo lugar que passa, e pode também se manifestar nas fêmeas que entram no cio, temos muitos outros problemas que permeiam essa atividade do cachorro fazer as necessidades no lugar errado.

O cachorro pode estar sofrendo de ansiedade de separação, estar assustado, deprimido, muito excitado, ficando velho e confuso, não ter acesso à rua, ter a preferência de fazer as necessidades em algum lugar ou ainda não sabe exatamente é o lugar de usar o banheiro. De qualquer uma dessas opções, somente o cão idoso não pode ser retreinado. As outras possibilidades são responsabilidade da família humana ensinar o cachorro como lidar com a situação que está passando.

Nenhuma pessoa nasce sabendo usar o vaso sanitário. Da mesma forma os cães também precisam de guardiões dedicados que os ensinem interagir corretamente com os espaços da casa para não acabarem fazendo cocô e xixi no lugar errado.

Os outros casos que citei ficam aí para cada família descobrir qual é o problema que o seu animal está vivenciando e aplicar exercícios diários para diminuir qualquer tipo de desconforto mental que o animal possa estar enfrentando. Não existe uma regra única ou receita mágica para fazer os animais pararem de fazer as necessidades dentro de casa.

No entanto existem algumas situações que podem facilitar a vida e comunicação de uma família que convive com o cachorro dentro de casa.

As 5 dicas

1. A literatura sugere que entre 80% a 90% dos cães que demonstram o comportamento de fazer xixi em todos os lugares como forma de demarcar territórios pode ser auxiliada pela castração juntamente com um programa de modificação comportamental adequado. Se você não for reproduzir seu cão para vender filhotes, o mais indicado é que castre o quanto antes para evitar problemas comportamentais e futuramente até problemas físicos.

2. Ofereça mais acessos à rua e passeios para o seu amigo cachorro, isso pode estimulá-lo fazer as necessidades fora de casa. Lembre-se de levar um saquinho de lixo para pegar os dejetos, ninguém precisa passar pela pisada mágica. Hoje existem acessórios ótimos no mercado pet que oferecem pegadores de dejetos caninos.

3. Toda vez que o seu cachorro fizer as necessidades no lugar certo ou na rua de a recompensa logo após ele ter terminado a ação. Quanto mais rápido chegar o petisco na boca dele, mais fácil dele entender que fez algo certo.

4. Reduza o espaço dele dentro de casa quando for sair e deixá-lo sem supervisão. Deixe a água, comida e caminha de um lado desse espaço, do outro lado, o mais afastado possível, deixe o substrato (jornal, fraldinha ou bandeja higiênica).

5. Lembre-se que cachorros são como crianças que tem o intestino muito regulado. Coloque a comida de duas a três vezes por dia e retire em seguida. Vá brincar com o cachorro e perceba que ele passa a fazer as necessidades de forma mais sistemática, aproveite esse momento para usar a dica 3.

Não gosto de dizer para as famílias fazerem um adestramento para os cachorros fazerem as necessidades nos lugares corretos. Quando falo em “adestrar” logo vem a ideia negativa de focinhos esfregados no chão, broncas, gente irritada e cachorro com medo. O ideal é falarmos de treinamento e manejo de comportamento nesse caso.

Quando focamos pelo lado positivo, formas pró-ativas de ensinamento de cachorros a convivência fica muito mais agradável e harmônica. Ao trazermos para nós a responsabilidade de ensinar o cachorro fazer as necessidades no lugar certo, as coisas ficam muito mais fáceis e sabemos que a cobrança deve ser sobre nós e não sobre os cães.

Lembre que não existe uma receita mágica para solucionar problemas de comportamento. Caso você tenha problemas em casa com seu cachorro e não tenha conseguido solucionar com essas dicas, talvez você precise de uma assistência especializada. A BEAnimal oferece consultorias online há 6 anos e tem casos de sucesso no mundo todo com milhares de clientes atendidos em mais de 12 anos de trabalho.

A literatura diz que uma grande parte dos cães abandonados nas ruas e nos abrigos está lá porque a família não sabia lidar com o fato de fazerem as necessidades no lugar certo. Seja consciente, se você conhece alguém que está enfrentando esses problemas indique esse texto.

www.beanimal.com.br

Cinco dicas para ensinar o cachorro fazer as necessidades no lugar certo

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.