Coleira para pug

0

O cachorro da raça pug veio de longe, muito longe. Na verdade, esse pequeno astro de comerciais de tevê veio da China, onde fez parte da vida de imperadores ao longo de toda a história.

Ao atravessar  os mares, ele chegou até nós, para nos conquistar com sua aparência um tantinho excêntrica. Afinal, em um pug, tudo é pequeno, menos seus olhos.

Coleira para pug

Coleira para pug

O cão pug tem olhos bastante expressivos, alguns diriam até um pouco esbugalhados, mas que refletem apenas a alegria e o amor desse simpático cãozinho por algo que move esse animais: um bom passeio.

Mas, para garantir que seu pequeno voltará em segurança para casa, é preciso uma boa coleira. Você sabe qual tipo escolher para um pug? Ou é daqueles que acredita que cachorros podem usar qualquer tipo de coleira?

Se esse for seu pensamento, vamos alterá-lo agora e ajudar a escolher a melhor coleira para que seu amiguinho possa aproveitar muito bem o passeio. Vamos lá?

Qual a melhor coleira para um pug?

O narizinho achatado do cão pug muitas vezes faz com que o simples ato de respirar fique um pouquinho difícil para ele. No caso, esse cãozinho não respira como os outros de focinho mais largo. É quase como se ele  tivesse o hábito de “engolir o ar”.

Quando isso acontece, seu pug pode ficar engasgado, fazendo barulhos altos ou ruídos que indiquem que ele está sofrendo de falta de ar. Esse quadro assustador pode ser agravado por coleiras de pescoço, que fazem pressão na região sempre que o animal anda.

Por isso, para garantir que seu pequeno pug aproveite bem o passeio, a dica é optar por guias peitorais em formato de oito.

Vantagens da coleira peitoral

Por ser colocada na barriguinha do cão pug a coleira peitoral não prende o pescoço do animal evitando, além de problemas para respirar, danos futuros na coluna e na traqueia, além de ser muito confortável para o seu bichinho.

Desvantagens da coleira peitoral

Por outro lado, os pugs mais agitados ou com bastante força física não costumam  enxergar nesse tipo de coleira algo a que devam respeitar. Alguns até mesmo usam a coleira como um brinquedo.

Para evitar esse tipo de comportamento, o papai ou mamãe precisam ensinar o cãozinho desde quando ainda é um filhote pug de que a coleira não é brinquedo. Ela é um instrumento que será usado para os amados passeios e guardada, intacta, depois.

Por alguns modelos dessas coleiras para pugs possuírem fivelas mais frágeis, é importante que os humanos tenham bastante cuidado para que seu pequeno cãozinho não se solte.

Então, antes do passeio, faça um check-up completo, tanto do cãozinho, quanto do equipamento que irá utilizar para esse momento.

Coleira para pug

Cuidados com os pugs na hora do passeio

Assim como todo bichinho, o cão pug requer alguns cuidados na hora do passeio. Um deles é que seu humano tenha sempre um potinho (ou um bowl) e uma garrafa de água por perto. O pequeno pode ter sede.

O período do dia em que os passeios irão acontecer é outro ponto que merece ser observado com cuidado. Como os cães não possuem proteção nas patinhas contra o calor do asfalto, evite sair com seu pug nos horários mais quentes, como no meio da tarde.

Prefira sempre o início da manhã ou o final da tarde, épocas em que a temperatura está mais amena, e os animais aproveitarão mais a caminhada.

Tome cuidado também com os terrenos onde andar com seu cãozinho. Embora pareça forte fisicamente, o pug é um tanto quanto delicado, e pode se machucar facilmente. Além disso, evite correr por longos períodos.

Lembre-se que o pequeno pode ter alguma dificuldade para respirar. Então, na hora do passeio, respeite sempre o ritmo do animalzinho. Vá mais devagar ou mais rápido se ele sinalizar que deseja essa mudança de ritmo, mas não pressione as coisas.

E, principalmente, ande sempre com seu cãozinho. Os momentos de passeios ao ar livre são excelentes para se conectar com o mascote. Assim vocês estreitam seus laçoes e passam excelentes momentos juntos.

Ficou encantado pelo cachorro da raça pug? Pensa em adotar esse amiguinho? Se sim, agora você já sabe como aproveitar da melhor forma possível quando sair de casa com ele.

Coleira para pug

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.