Como Adestrar um Gato

0

Gatos podem ser adestrados?

Os gatos são incompreendidos há décadas. Muitas especulações, mitos, lendas e, sabe-se lá a razão, normalmente tudo é muito negativo para a popularidade dos bichanos. Graças a muitas pessoas, esforços e divulgação de informação esse imaginário coletivo tem mudado. Os gatos têm sido criados com mais proximidade das famílias, dentro de apartamentos e com a consciência de uma guarda responsável de animais castrados que não frequentam a rua mesmo quando moram em casa.

Como adestrar um gato? Essa pergunta  podia parecer impossível, para alguns ainda pode parecer mentira, mas nós que convivemos com esses animais incríveis sabemos como eles são inteligentes e susceptíveis aos nossos pedidos e a prática do treino opera milagres em prol da boa convivência e comunicação entre espécies.

Como adestrar um gato é como treinar qualquer tipo de ser vivo. Oferecemos oportunidades de eles ganharem coisas que eles gostam (reforço) enquanto interagem conosco. Desde 1913 grandes cientistas desenvolveram teorias e práticas de modificação comportamental que nos auxiliam com problemas que podemos ter com os animais que convivem conosco. São muitos nomes e conceitos que, quando aplicados, nos ajudam muito a ter um ambiente harmônico de convivência entre seres humanos, gatos, e pasmem outros animais também .

Como Adestrar um Gato

Os animais têm preferências individuais. Cada petisco pode agradar mais um gato que o outro. Um animal pode estar mais interessado em brincar com o brinquedo preferido a comer. Sim, gatos gostam muito de carinho, descubra o lugar preferido que ele goste de receber o cafuné e use isso a seu favor.

Como adestrar um gato

Agora que você sabe agradar seu amigo peludo, vamos ver as dicas e truques para esclarecer a pergunta – como adestrar um gato? Comece a propor trocas: “Você faz isso que eu te dou esse carinho/brinquedo/petisco”. Em pouco tempo ele começará a propor os comportamentos que você ensinou quando quiser brincar com você. Todos os animais gostam de ser estimulados mentalmente. Gatos são caçadores natos, eles resolvem quebra-cabeças para pegarem suas presas. Cada vez que ensinamos alguma coisa nova para eles é uma satisfação que sentem. Para ter sucesso em adestrar um gato, a hora de colocar a alimentação é um ótimo momento para ensinar algo novo. Comece chamando bichano pelo nome um pouco antes de balançar o pote de ração, rapidamente ele entenderá que deve ir até você quando ouvi-lo chamar pelo nome. Depois que ele estiver vindo muito rápido comece a pedir que sente, ou que suba em algum lugar para esperar, assim que ele fizer aquele comportamento você pode colocar a comida para ele. Seja pró ativo, saiba antes o que você quer do animal, espere atentamente, induza ele fazer aquele movimento tão desejado, ofereça o que ele quer assim que o fizer.

Mantenha o critério baixo, isso evita que você se frustre e que deixe o animal confuso. Se você quer que ele suba em algum lugar, peça lugares baixos primeiro, vá aumentando a altura aos poucos. Se quer que ele sente, de a comida (ou o brinquedo) quando ele dobrar levemente as pernas, mesmo antes de sentar, aos poucos vá esperando um pouco mais ele flexionar mais e mais os membros posteriores. O adestramento é um processo, às vezes lento, às vezes rápido, depende da habilidade do adestrador e da atenção do animal.

Diferenças entre gatos e cachorros no adestramento

Gatos são animais atentos, eles conseguem prestar atenção em tudo que está no entorno. Treiná-los é um desafio. Como adestrar um gato é uma tarefa árdua: ser interessante quando todo o resto também é interessante e compete atenção, inclusive aquela formiga que não tínhamos notado, ou aquela sombra que acabou com 5 minutos de interação positiva entre o treinador e o animal. Diferente dos cães eles precisam de mais estímulos e sessões de treino mais curtas, principalmente quando decidimos que vamos colocar essa rotina para eles. Às vezes conseguir que ele repita o comportamento uma ou duas vezes já é suficiente para acabar a sessão de treino de forma muito prazerosa para eles.

Mãos à obra, só você pode oferecer uma vida melhor para o seu animal. Treiná-lo faz parte dessa rotina.

Conhece alguém que quer ensinar truques ao gato? Então compartilhe o post!

www.beanimal.com.br

Como Adestrar um Gato

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.