Como adestrar um labrador?

Uma das raças mais queridas pelos amantes de cães, o cachorro labrador é conhecido por seu lado brincalhão e pelo amor incondicional que sente por seus humanos. Embora adore brincar, ele prefere, muitas vezes, fazer isso ao lado de sua família e não sozinho .

Por ter muita energia, o labrador retriever costuma ser um pouco travesso, principalmente quando é um filhote. Suas travessuras envolvem, além de muita bagunça, alguns sapatos mordidos, móveis roídos e roupas estragadas.

Como adestrar um labrador?

Como adestrar um labrador?

Mas isso não significa que você não deva ter um labrador. Muito inteligente e versátil, o labrador responde bem ao treinamento, mesmo quando feito depois que o cachorro já passou da fase de filhote.

Está pensando em adotar um labrador e gostaria de treiná-lo? Esse texto é para você. Reunimos aqui algumas dicas de adestramento que podem ajudar a transformar um cachorrinho extremamente travesso em um animal muito comportado sem deixar de ser divertido.

Como adestrar seu labrador

No caso do labrador, não existe uma idade correta para adestrar seu cachorro. É possível treiná-lo, por exemplo, desde quando ele ainda é um labrador filhote até quando o animal já é um adulto e já está acostumado a aprontar poucas e boas.

O ideal, no entanto, é que o treinamento comece quando o labrador filhote tem por volta de dois meses. Nessa fase ele já é capaz de entender o que é certo ou errado. Antes disso, estará apenas testando seu humano e aprendendo a dar seus primeiros passos explorando o mundo.

Um começo simples desse treinamento envolve dizer ao cão o que está certo ou errado e recompensá-lo sempre que faz algo que você deseja.

Treinamento de filhotes

O treinamento de um labrador filhote deve começar com atitudes básicas e muito simples. De preferência em um espaço que seja feito apenas para ele, onde ele irá dormir e fazer suas refeições.

Além disso, os pais humanos devem ensinar a seus pequenos labradores que não devem ficar pulando, o tempo todo, em seus familiares e, também, a usar a coleira durante os passeios. Embora o animalzinho estranhe no início, com o tempo o labrador retriever vai associar o acessório à diversão.

Dicas de adestramento

Quando se entende as características do labrador, é comum que muitas pessoas tentem adestrar seus próprios cães. Se você está disposto a começar o treinamento sozinho, anote algumas dicas de adestramento que podem ajudá-lo a obedecer.

Sentar

Os labradores são animais que estão acostumados a viver em uma matilha e enxergam seus pais como líderes deste grupo. Por isso, ao adestrar seu cachorro e ensiná-lo a se sentar, você ensina-o a entender o conceito de comando e obediência. O líder da matilha lhe dá um comando e ele gentilmente obedece.

Ficar aqui

Esse comando ajuda seu labrador filhote a saber que deve permanecer em um determinado local até que receba um novo comando de que pode sair de lá. O comando “fica” é extremamente importante inclusive para evitar acidentes, uma vez que cachorros labradores tendem a se animar e sair correndo quando estão demasiadamente eufóricos com um passeio, por exemplo.

Junto

Nesse momento do adestramento, os humanos deverão mostrar ao labrador que ele deverá andar de seu lado esquerdo. Esse comando é muito útil para os momentos de passeios com o cão.

Fica

Aqui, o cachorro deverá entender que o cachorro precisará ficar no mesmo lugar, mesmo que você saia de perto do animal. Se ele estiver deitado, deve continuar deitado.

Afinal, porque treinar o meu filhote?

Adestrar um labrador filhote tem muitas vantagens que vão além da obediência. Por exemplo, quando o cachorro tem poucos meses de vida, o aprendizado será mais fácil, já ele compreenderá rapidamente a relação entre as ações que toma e as recompensas que recebe.

Outro ponto interessante aqui é que, nessa fase, toda a família estará envolvida, tornando o adestramento divertido para todos, humanos e o cachorro, aumentando também a ligação dos membros da matilha.

Como adestrar um labrador?

FONTE: PETLOVE

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *