Como amansar um gato?

0

Assim como existem gatos que são dóceis e adoram um carinho, também existem aqueles que não são muito chegados a esse tipo de interação ou são ariscos. Com estes, deve-se ter um pouco de paciência. Assim como nós, os gatos possuem comportamento e  temperamento próprio e um felino doméstico nunca é igual ao outro. Por isso, a paciência durante este processo é fundamental.

Gatos filhotes são mais fáceis de amansar por estarem acostumados desde pequenos a receber carinho, mas isso não quer dizer que os adultos são impossíveis de socializar. Muito pelo contrário, mantendo a paciência, persistência e saber respeitar o tempo do gato para aceitar o recebimento dos afagos, tudo tende a dar muito certo. Frisamos que aqueles que tiveram algum tipo de trauma pode ser um pouco mais difícil de amansar. Eles podem apresentar comportamento agressivo, arranhar e morder, ou podem se esconder em um lugar de difícil acesso.

Como amansar um gato?

Como amansar um gato?

Assuntos que serão tratados nesse post!:

Por que alguns gatos são ariscos?

Existem alguns fatores que podem levar o gato a ser um pouco mais arisco, mas antes de qualquer suspeita, leve-o ao médico veterinário para um check up e ter certeza que ele não está demonstrando esse tipo de comportamento por causa de uma possível dor ou doença. Os gatos são mestres em disfarçar e camuflar qualquer indício de estarem doentes. Por isso, fique de olho no comportamento e qualquer sinal estranho, leve-o médico veterinário!

Gatos adotados possuem grandes chances de terem sofrido algum trauma durante a sua vida.  Nesses casos, a paciência deve ser sua melhor amiga. Lembre-se que a maioria dos gatinhos que foram adotados em ongs ou vieram da rua não conhecem o amor e muito menos sabem o que um carinho significa.

Medo, ansiedade e insegurança no ambiente em que vivem pode levá-los a ficarem mais ariscos ou desconfiados. Estimule o gato a conhecer o ambiente, crie atividades que o interaja com os cômodos da casa, como por exemplo esconder petiscos e incentivá-lo a procurar.

Como deixá-los mais receptivos?

Talvez seja um pouco difícil domesticar um gato, se comparado com a facilidade que temos ao domesticar um cachorro. Porém, com paciência e utilização de meios como brinquedos e atividades diárias de estimulação pode dar super certo! Como já falamos, a paciência é um fator bem importante na hora de tentar “conquistar” um gato, principalmente com os adotados. A utilização de brinquedos e arranhadores pode facilitar no processo e divertir vocês dois. Em alguns casos, a utilização de florais pode ajudar no processo de domesticação. Converse com o médico veterinário e veja se a utilização do produto é interessante para o seu gatinho.

 

Como amansar um gato?

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.