Como cortar adequadamente as asas de seu pássaro

É cada vez mais comum ver que pessoas em todo o mundo possuem aves exóticas  dentro de suas casas como animal de estimação. Calopsitas, Papagaios, Periquitos são umas das aves mais comuns achadas dentro de apartamentos e casas. Quando os pássaros ficam a solta dentro de nosso lar, temos que tomas muito cuidado com janelas (que devem possuir telas), com os cachorros e principalmente com os gatos que podem instintivamente caçá-las. Para que fiquem soltas e longe de perigos ou fujam (Já que elas são aves exóticas que não conseguem viver soltas na natureza), devemos tomar o cuidado de aparar regularmente as penas de suas asas. Para isso, procure primeiramente um Veterinário e, após aprender, pode fazer isso no conforto de sua casa. Veja abaixo como cortar adequadamente as asas de seu pássaro com segurança e sem possíveis ferimentos ao animal.

Como cortar adequadamente as asas de seu pássaro

Como cortar adequadamente as asas de seu pássaro

1. Peça ajuda a um veterinário para mostrar o quanto cortar da primeira vez. Faça anotações para que você saiba como aparar as penas de sua ave em sua própria casa. Normalmente, as duas primeiras penas primarias devem ser preservadas.

2. Se possível, segure seu pássaro com a ajuda de alguém.

3. Observe e examine todas as penas das asas. identifique e separe as duas primeiras penas primárias de fora para dentro. Essas penas não devem ser cortadas para manter a estética da asa e evitar que se machuque ao tentar voar (Elas serão capazes de voar ainda, mas não muito alto e nem por muito tempo).

Pode-se cortar também todas as penas, mas assim ficara menos estético e as aves não conseguiram voar baixo como na primeira maneira. Ela somente andara.

4. Encontre as penas menores e emergentes. Elas têm sangue nos eixos. Estas penas não devem ser cortadas, pois irão sangrar.

5. Identifique as penas primárias em cada asa. Estas penas começam na ponta da asa e são seguidos por grupos secundários e terciários de penas.

Como cortar adequadamente as asas de seu pássaro

6. Use tesoura para cortar as penas primárias em cada asa, abaixo das penas de proteção (pequenas) que recobrem as primárias (penas de voo). Você pode cortar de 6 a 8 penas de voo das duas asas.

7. Caso você corte ou danifique uma pena que tenha sangue, arranque-a na base comum alicate ou uma pinça. Isso impedirá uma perda de sangue maior e depois procure um Veterinário.

Como cortar adequadamente as asas de seu pássaro

8. Corte as penas das duas asas de maneira uniforme! Ao cortar apenas uma das asas, você deixara o pássaro desequilibrado.

O corte das penas é indolor, mas a maioria das aves não gosta nem um pouco. Somente irão crescer novas na próxima muda de penas, mais ou menos de 10 a 12 meses depois.