Como ensinar o gato a usar a caixa de areia

Meu gato não quer usar a caixa de areia

Gato é um animal naturalmente limpo. Ele se lambe para tomar banho, toma o sol da manhã em longos cochilos e principalmente, usa a caixa de areia! Qualquer comportamento anormal relacionado à falta de higiene pode ser um problema de saúde física, comportamental ou ainda de um ambiente problema.

Muitos gatos urinam na frente do dono quando sentem dor, essa dor pode estar relacionada a uma cistite. Antes de culparmos nossos animais por estarem fazendo algo errado devemos ter um atestado veterinário de que ele está saudável. Exames periódicos são importantíssimos para garantirmos a saúde dos nossos animais por muitos anos. Indico aos meus alunos uma consulta pelo menos uma vez ao ano para um check up completo.

A partir do momento que o veterinário deu um “Ok” para a saúde do seu animal, tente procurar em si e no ambiente a razão por ele estar usando outros lugares como banheiro, e não a caixa de areia. Muitas pessoas mantém a mesma caixa de areia por anos, trocam a areia somente o que foi sujo e nunca mais fazem a manutenção completa da caixa. Isso pode causar um desconforto com odores e texturas, e assim o gato não vai querer usar a caixa de areia. O ideal é que a caixa seja lavada pelo menos uma vez a cada 15 dias e a areia seja completamente trocada semanalmente.

Como ensinar o gato a usar a caixa de areia

Como ensinar o gato a usar a caixa de areia

Tem gato que não gosta do substrato usado. Hoje existem substratos de sílica, argila, madeira, capim, “pó de estrela”, “pó de pirlimpimpim”… Entre outras soluções mágicas para o gato usar a caixa de areia como desejamos. Infelizmente esquecemos que os gatos são seres vivos com características individuais e que podem gostar ou não de alguma coisa. Já vi gatos que não gostam de pisar em areia fina, outros preferem a madeira, tem os que só usam a sílica.

A relação de gatos no ambiente X caixas de areia disponível deve ser sempre NÚMERO DE GATOS = NÚMERO DE CAIXAS + 1. Eles acabam não querendo usar o banheiro sujo, e não podemos culpá-los por isso, certo? Isso também é muito comum acontecer nas casas que o gato não usa a caixa de areia.

Caso o ambiente e saúde estejam tudo perfeito, a areia dele seja a preferida e o gato continua a não usar a caixa de areia, comece a pensar que o problema talvez seja comportamental e você deva conversar com o seu gato para saber o que está acontecendo.

Sim, olhe para ele, veja o que está acontecendo! Ele é um gato que não foi castrado? Isso pode ser um problema hormonal de demarcação de território. A castração pode ajudar muito, mas somente uma mudança na rotina comportamental e uma ajuda no processo pode ajudá-lo a entender que um gato deve usar a caixa de areia, não o sofá para se aliviar.

Pense na sua rotina. Gatos podem ser ciumentos e mandões, podem estar demonstrando algum tipo de insatisfação usando lugares impróprios como banheiro.

Tente diminuir o espaço de acesso dele na casa enquanto não tiver supervisão, coloque a bandeja de comida de um lado junto com a água e caminha, a caixa de areia deve ficar longe para que ele possa manter uma rotina de higiene.

Caso nada disso funcione, talvez você precise da ajuda de um especialista para ajudá-lo a conversar melhor com o seu gato. A BEAnimal oferece aulas virtuais sobre comportamento animal e ficaremos felizes em ajudá-los.

Conhece um gato que não usa a caixa de areia? Então compartilhe com ele!

www.beanimal.com.br

Como ensinar o gato a usar a caixa de areia

FONTE: PETLOVE

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *