Como fazer o gato dormir a noite toda?

0

Alguns gatos trocam a noite pelo dia e podem ter o hábito de fazer bagunça durante a noite, o que pode vir a ser um problema para algumas pessoas. Esse comportamento acontece porque os gatos são animais crepusculares, ou seja, possuem maior disposição para atividades noturnas. Não é raro que façam alguns barulhos enquanto brincam e perturbem o sono daqueles com quem convivem ou até mesmo seus vizinhos.

Gatos possuem o instinto de caça. Mesmo aqueles que nunca tiveram contato com o meio externo se sentem atraídos por esse tipo de ação por questões instintivas. Por isso, o hábito de realizar atividades noturnas pode ser bem comum – e natural – entre os bichanos.

Por que os gatos não dormem a noite?

Um dos grandes motivos para acontecer essa troca de horário em suas atividades é que os gatos passam grande parte do dia dormindo e, com isso, há o acúmulo de energia. Em algum momento essa energia deverá ser gasta e normalmente ocorre quando estamos dormindo. Caso não aconteça, o gato pode vir a desenvolver depressão e ansiedade.

Como fazer o gato dormir a noite toda?

Além de brincar de caça durante a madrugada, os gatos podem querer chamar a atenção dos pais, arranhar os móveis, derrubar objetos, correr pela casa etc. Uma das principais reclamações de pais de gatos é que os bichanos miam a noite toda, o que pode vir a ser um problema quando acontece frequentemente. Isso pode acontecer com os filhotes e mais jovens, mas também é muito comum em idosos, especialmente naqueles que apresentam disfunções cognitivas bem típicas da idade. Os adultos, em geral, preferem aproveitar a noite e continuar dormindo ao invés de fazer folia.

Como fazer o gato dormir a noite toda?

Dicas para o seu gato dormir a noite

  • Filhotes: os filhotes estão acostumados a dormir junto aos irmãos e mãe, então podem sentir falta desse aconchego durante a noite. Uma maneira de suprir essa necessidade é fazendo uma cama confortável para ele com cobertas e rodeada de bichos de pelúcia. A cama deve ficar em um lugar tranquilo, onde não tenha muito barulho ou circulação constante de pessoas.
  • Evitar que durmam durante o dia: um jeito de fazê-los dormir durante a noite é não deixá-los dormir tantas horas durante o dia. Distraia-o com atividades durante o dia para fazê-lo gastar a energia acumulada.
  • Rotina: os gatos costumam lidar bem com a rotina e você pode aproveitar isso. Procure criar um ritual antes de ir dormir, seja com brincadeiras ou demonstrando que está na hora de irem para a cama. Se você possui o hábito de dormir com as luzes apagadas, apague-as indicando que a hora de dormir se aproxima. Isso também estimula a liberação da melatonina, hormônio do sono, fazendo com que fiquem mais sonolentos nesse momento.
  • Atenção: apesar de algumas pessoas falarem que os gatos não são carinhosos e que nos ignoram, não é bem isso que acontece. Os gatos, como qualquer pet, necessitam de atenção e carinho. Separe uma hora do seu dia para dedicar total atenção ao bichano..

Se você tentou todas essas dicas e ainda assim o seu gato continua ficando acordado, vale levá-lo ao médico veterinário. Existem alguns transtornos que podem levar a dor e inquietação e podem ser confundidos com um comportamento normal.

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.