Como saber se seu gato está no cio

Há muito em que pensar quando você traz um novo gato ou gatinho para sua casa. E quando se trata de um gato, há mais uma adição: futuros gatinhos.

Compreender os sinais do ciclo de calor do seu gato é essencial se você optar por não esterilizá-lo. É confuso e complicado para você e ela; portanto, quanto mais você souber, melhor poderá confortá-la e ajudá-la.

Você não sabe por onde começar? Isso é normal. Continue lendo para que todas as suas perguntas sobre fertilidade felina, zelo e processo de acasalamento sejam respondidas: no final, você estará preparado para lidar com seu gato, com ou sem calor.

Com que idade os gatos são zelosos?

Os gatos atingem a maturidade sexual em uma ampla faixa de idades, embora a idade média esteja entre cinco e oito meses.  Atingir a puberdade felina, em uma data ou outra, depende muito da raça, embora também seja influenciada por outras genéticas e até pela época do ano em que nasceram.

Em geral, as raças de pêlo curto se tornam sexualmente maduras em uma idade mais jovem que as de pêlo comprido. Os gatos siameses, em particular, costumam experimentar seus primeiros ciclos de calor com apenas quatro meses de idade. Os gatos persas, por outro lado, raramente são considerados sexualmente maduros com menos de doze meses.

Outra boa regra prática é que raças maiores levam mais tempo para amadurecer do que raças menores. Não é incomum que o Maine Coons tenha dezoito meses antes de entrar no calor pela primeira vez. 

Você também deve saber que os gatos vadios normalmente atingem a puberdade antes dos gatos que vivem exclusivamente em ambientes fechados.

O que você deve saber se seu gato está no cio

Instagram:@alfieandstella

Os gatos param de sentir calor quando envelhecem?

Os gatos não têm o ciclo menstrual ; portanto, não sofrem da menopausa, mas e o calor quando envelhecem?

A resposta é não. O ciclo de calor de um gato é para toda a vida. Embora existam fatores, como níveis de saúde e energia, que podem afetar a fertilidade e o comportamento de um gato mais velho durante o calor, o ciclo continua assim mesmo. Sabe-se que os gatos podem engravidar até a velhice e alguns concebem aos 15 anos.

Sim, seu gato não esterilizado permanecerá no calor pelo resto da vida. À medida que envelhece, você pode mostrar níveis mais altos de fadiga durante o calor; portanto, às vezes pode parecer que o ciclo está diminuindo, mas você ainda pode engravidar.

O que você deve saber se seu gato está no cio

Instagram:@supermuru

Quando os gatos podem ter gatinhos pela primeira vez?

Um gato pode engravidar em seu primeiro calor . Mas, como nos humanos, ter idade suficiente para engravidar não significa que seja aconselhável e seguro .

Portanto, é melhor atingir maturidade física suficiente, durante todo o ano, para engravidar e, portanto, não ter problemas durante o parto.

O que você deve saber se seu gato está no cio

Instagram:@raspberrytheabycat

Os sinais de um gato no cio

Existem vários sinais que indicam que seu gato está no cio

 1. Miau muito

Isso é diferente dos sons que seu gato normalmente faz. Você ouvirá alto, persistente, miando ou chorando.

Não apenas alto e persistente, mas muito alto e muito insistente.

2. Comportamento nervoso

Os gatos no cio podem ficar muito inquietos. Desaparecer na rua por períodos mais longos do que o normal e lutar para se instalar em um local fechado são os comportamentos típicos de um gato impaciente para encontrar um pretendente.

3. Mais carinho

Ele esfregará obsessivamente tudo o que vê, incluindo você. Sua fricção ativa as glândulas de feromônio e cobre tudo com seu aroma, que agora leva a mensagem de que está pronto para acasalar.

4. Higiene e lamber excessivo

Seu gato terá um fluxo sanguíneo aumentado para sua vulva enquanto estiver no cio, o que fará com que ele inche levemente.

Isso pode ser desconfortável, mas não doloroso para ela, e pode lavar a área mais em resposta.

5. Comando de rastreamento

Ele esmaga as costelas no chão com as pernas dianteiras dobradas e a parte inferior no ar e depois arrasta as pernas para a frente.

Ela simplesmente quer que um gato perceba que está pronta para o sexo e não está deixando nada ao acaso.

6. O reflexo do desvio da cauda

Se você suspeitar que seu gato está no cio, tente passar a mão pelas costas dela até o rabo. É provável que você levante a parte inferior e mova a cauda para o lado, significa que está pronta para acasalar.

O que você deve saber se seu gato está no cio

Instagram:@curvyjoyride

Os gatos têm uma estação de calor?

Sabemos que os gatos estão constantemente com inveja e que se repete a cada três semanas. Mas, dependendo de onde você mora, seu gato pode passar vários meses por ano sem ter o zelo (anestro). A razão tem a ver com os níveis de luz e, portanto, com as estações do ano.

É necessário um mínimo de 10 a 12 horas de luz por dia para um gato manter seu ciclo de calor. Sem luz adequada, seu corpo assumirá que não é um bom momento para se reproduzir: na natureza, fotoperíodos mais curtos significam dias mais curtos, isso leva a um clima mais frio e com menos alimentos. Gatos expostos a menos de oito horas de luz por dia sofrem uma interrupção abrupta no seu ciclo de calor (anestro). Cerca de duas semanas após o retorno a períodos mais longos de luz, o ciclo é retomado.

Isso significa que no outono e inverno, geralmente de setembro a janeiro no hemisfério norte, os gatos não são zelosos. Vários fatores influenciam isso, a localização exata, as estações do ano, a raça do gato e se é permitido ir ao ar livre.

Gatos que vivem mais longe do equador têm maior probabilidade de apresentar estro sazonal, uma vez que experimentam dias mais curtos e climas mais frios. Pelo contrário, aqueles que vivem perto do equador experimentam fotoperíodos e temperaturas mais consistentes, de modo que o ânro geralmente não é ativado.

Raças de pêlo comprido são mais propensas a sofrer anestro do que raças de pêlo curto. A razão exata para isso não é conhecida, mas teoriza-se que eles são geneticamente programados para isso. Independentemente da sua localização geográfica atual, cerca de 90% dos gatos de pêlo comprido experimentam anestro sazonal, em comparação com menos de 40% dos gatos de pêlo curto.

Gatos internos que não têm luz natural ainda entrarão no anestro se sua iluminação artificial for reduzida para menos de oito horas por dia. 

O que você deve saber se seu gato está no cio

Instagram:@orangetabby_sansa

Como você pode ajudar seu gato no cio?

Infelizmente, não posso fazer muito para reduzir os sintomas do estro. O desejo do gato de se reproduzir é tão forte que ele provavelmente interpretará qualquer uma de suas tentativas de ajudar como desconforto.

Tente não acariciar suas costas e nádegas, pois essas áreas se tornam muito sensíveis durante o calor e estimulá-las demais pode fazer com que você coça ou morda sua mão. A cabeça e o pescoço são áreas muito mais seguras para o seu afeto.

Se o seu gato perder o apetite enquanto estiver no cio, faça uma refeição rica em calorias, como comida de gato enlatada, para obter nutrição suficiente. Se você parar de comer por muito tempo, poderá ficar gravemente doente. Alguns estudos sugerem que o dano renal começa após apenas 48 horas sem comida. 

Seu gato nunca sentirá o chamado da natureza tão forte quanto quando está no cio. Os gatos são ágeis, silenciosos e astutos, essas qualidades se manifestam durante o calor. Ele procurará por janelas abertas e tentará escapar pela porta toda vez que abrir.

Lá fora, seu gato é sempre vulnerável a muitos perigos, mas eles aumentam muito quando ele está no cio. Os machos com quem ele se encontra e acasalam podem transmitir muitas doenças, e não é incomum uma lesão. Para a segurança do seu gato, proteja-o em casa enquanto estiver no cio.

Gatos podem ser bastante irritantes quando estão no cio, mas é importante ser paciente com seu animal de estimação. Ela não pediu calor, e um pouco de paciência e carinho de você podem ajudá-la a lidar com um mínimo de estresse e desconforto.

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *