Conheça a raça Airedale Terrier

Inteligente, independente e teimoso, o Airedale é um animal que vai fazer você rir. Ele ama cavar buracos e ele mesmo escolhe seu próprio objeto para enterrar. Ativo e extremamente amoroso com sua família. Também conhecido como “o rei dos Terries”, ele possivelmente é o mais esperto da família Terrier. Felizmente ele é um “diabinho” muito lindo, extremamente inteligente e possui um charme gigante, o que é mais do que o suficiente para compensar uma certa tendência a teimosia. Quer ficar a par do assunto? Então venha comigo e conheça a raça Airedale Terrier.

Conheça a raça Airedale Terrier

Conheça a raça Airedale Terrier

Podendo ser considerado como um bom cão de guarda, o Airedale Terrier foi originalmente criado por operários da pequena cidade de Leeds, que se encontra às margens do rio Aire, em Yorkshire, Inglaterra. A raça foi criada a partir do cruzamento entre o antigo Terrier Preto e Castanho,conhecido hoje como Welsh Terrier, e o Otterhound. O Kennel Clube Inglês reconheceu a raça Airedale Terrier formalmente em 1886.

Com seus olhares inteligentes e ótimas maneiras, ganhou um lugar como cão policial e de estimação da família e, ainda hoje, desempenha os dois papéis. Sua popularidade diminuiu após a Primeira Guerra Mundial,e hoje a sua reputação é maior do que os seus números.

Seu pelo é maravilhoso e tem duas camadas: a camada externa (densa e aramada) e a camada interna (curta e macia). Sua maioria tem uma combinação bem específica na cor do pelo: a maioria é de uma linda tonalidade de castanho (orelhas, pernas, cabeça, barriga, e, ocasionalmente, os ombros), atrás e nas laterais superiores é preto ou grisalho (preto misturado com cinza e branco). Pode haver um pontilhado de vermelho no preto e uma pequena estrela branca no peito.

Sua altura em média varia entre 56 à 61 cm, medidos sempre a altura da cernelha. O peso dos exemplares da raça Airedale Terrier fica em torno dos 20 kg.

Não se surpreenda, o Airedale é um excelente cão de guarda. Ele irá proteger sua família de intrusos com lealdade, ferocidade e valentia. No entanto, ele é amigável quando você tiver convidados em casa.

Cuidados e Bem Estar

Airedales precisa de uma escovação semanal e cuidados profissionais a cada dois meses ou mais para ter uma boa aparência. Isso é tudo o que eles precisam – a menos que você esteja planejando que seu cão participe de alguma exposição. Nesse caso os cuidados com o pelo precisam ser mais frequentes.

O pelo exterior ou é aparado por  tosa ou por decapagem, um processo pelo qual revestimento é encurtado com uma faca de separação, uma ferramenta do tipo pente afiado, ou uma combinação de ambos.

O Airedale Terrier não é conhecido por perda extrema de pelos. A escovação regular com uma escova uma vez ou duas vezes por semana mantém o revestimento em boas condições. Banhos amaciam o pêlo grosso mas não podem ser muito frequentes.

O resto é a atenção básica. Apare as unhas conforme necessário, geralmente a cada poucas semanas. Mantenha os ouvidos limpos e secos para evitar infecções. Verifique  semanalmente se existe vermelhidão ou um mau odor que pode indicar infecção. Se as orelhas estiverem sujas, limpe-as com uma bola de algodão umedecido com um limpador de pH equilibrado recomendado pelo seu veterinário. Escove os dentes com frequência para uma boa saúde e hálito fresco.

É importante começar a educação o mais cedo possível. Airedales são independentes o que leva a uma certa teimosia que se não for trabalhada logo no início poderá causar problemas de obediência na fase adulta. Precisam aprender pacientemente que movimentação e barulho fazem parte do seu dia a dia.

Predisposição à Doenças: Displasia da anca é um problema hereditário em que o fêmur não se encaixa bem na articulação do quadril.
Alergias alimentares. Hipotireoidismo é um distúrbio da glândula tireoide, é tratada com medicação e dieta.

Conheça a raça Airedale Terrier

Beautiful Brown Airedale Terrier Dog

Pelagem do Airedale Terrier

Densa, de arame e dura e não tão longa. Deitada reta e fechada, cobrindo o corpo e as pernas; seu pelo de cobertura é duro, rígido e de arame; seu subpelo é mais curto e macio. Os pelos duros são encaracolados ou apenas ondulados; a pelagem crespa ou macia é altamente indesejável. A parte superior do tronco (sela) é preta ou grisalha, assim como a parte superior do pescoço e a superfície dorsal da cauda. Todo o resto são castanhas. As orelhas são geralmente castanho escuras e pode ocorrer em torno do pescoço e nas laterais do crânio um sombreado. Alguns pelos brancos entre os membros anteriores são aceitáveis.

Filhotes

Muito ativos, enérgicos e levemente teimosos. Necessitam de treinamento o mais cedo possível. Inteligentes e aprendem os comandos sem muito dificuldade.