Conheça mais sobre o schnauzer miniatura

O schnauzer miniatura, apesar de se assemelhar fisicamente com o schnauzer gigante e o schnauzer médio, se difere dos dois em certos aspectos. Afetuoso e ótimo para companhia, ele já foi utilizado, no século XV, como cão rateiro, ou seja, tinha como função caçar ratos e livrar a casa de seus tutores de pragas.

Simpático e cheio de energia, ele costuma se dar bem com desconhecidos, embora às vezes possa parecer um tanto quanto protetor. Por ser um excelente caçador, ele pode correr atrás de outros animais e crianças se não for devidamente socializado desde filhote. Trabalhe este ponto desde cedo!

Conheça mais sobre o schnauzer miniatura

Conheça mais sobre o schnauzer miniatura

Assuntos que serão tratados nesse post!:

A tosa do schnauzer miniatura

As tosas de cachorros da raça schnauzer costumam ser bem parecidas. No corpo, os tosadores costumam utilizar máquinas para fazer uma boa marcação, mas suas saias, barba e sobrancelhas podem ser acertadas “milimetricamente” com uma tesoura adequada.

Muitos criadores de schnauzer contam que a tosa da raça não é apenas estética: antigamente, ela ajudava o cachorro a não ser mordido por roedores, uma vez que antes de chegarem ao seu corpo, abocanhavam os pelos longos dos cães.

É recomendado que o schnauzer mini seja tosado pelo menos duas vezes ao ano. Seu pelo com aspecto arame é grosso, mas as porções mais compridas podem formar nós. Quando peludo, ele deve ser escovado diariamente.

Tamanho do schnauzer miniatura

Menor do que seus “parentes”, o schnauzer miniatura mede entre 33 e 36cm (a altura dos cães é medida dos ombros ao chão, quando estão em pé, como se estivessem andando) e pesa, no máximo 7Kg.

Por ser um cachorro bastante ativo, ele não tem grande tendência a engordar, porém não podemos exagerar: o ideal é seguir as recomendações de seu médico veterinário e nunca esquecer de contabilizar as calorias contidas nos petiscos oferecidos ao pet diariamente.

Conheça mais sobre o schnauzer miniatura

Corte de orelhas e rabo

Alguns países ainda cortam as orelhas e o rabo dos schnauzers por questões estéticas e para participarem de concursos, porém a prática é proibida no Brasil. Por ser considerada uma forma de mutilação, a conchectomia e a caudectomia não devem ser aceitas. Converse com o criador de seu schnauzer e peça para que ele não realize esta prática em seu filhote – ela pode causar problemas comportamentais, dificuldades de comunicação e até “dor fantasma”.

A educação do schnauzer miniatura

Esta raça é inteligente e adora desafios. Por ser um cachorro tipicamente de caça, ele gosta de realizar tarefas junto aos seus humanos, o que estreita ainda mais os seus laços com os papais.

Desafios mentais e físicos combinam com eles que, apesar de pequenos, têm energia para dar e vender.

Schnauzers podem latir mais do que o esperado, especialmente quando ouvem um barulho ou percebem algo de diferente na vizinhança. Ensine seu pet que latir é permitido, porém isso não pode ser algo frequente e nem sem motivo.

FONTE: PETLOVE

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *