Conheça o dachshund pelo longo

Conheça o dachshund pelo longo

Conhecido popularmente como salsicha, o dachshund teckel conquistou o coração de muitas pessoas desde muito antes de sua fama na televisão (quem não se lembra dos simpáticos mascotes de uma marca de amortecedores)?

O tronco largo, suas perninhas curtas e os olhos brilhantes e sempre atento, além de suas longas orelhas, são detalhes estéticos que tornam esses animais ainda mais atraentes. Mas, além de sua aparência encantadora, o dachshund tem outras características incríveis.

Conheça o dachshund pelo longo

Está pensando em adotar um salsichinha, mas não sabe muito sobre a raça? Esse texto é para você. Trouxemos abaixo tudo o que é preciso conhecer antes de levar esse amiguinho para casa.

Assuntos que serão tratados nesse post!:

Origem

A raça dachshund surgiu por volta do século 16, quando começaram os primeiros relatos de um cachorrinho baixinho e com perninhas tortas. Na época, seu apelido era de cachorro escavador, graças a seu talento para fazer buracos atrás de texugos.

O dachshund teckel de pelo longo, aliás, começou a ser visto em xilogravuras encontradas no século 16. Depois de muitos cruzamentos e muita história, a raça passou a conquistar o coração das pessoas após a década de 1910, quando se tornaram um dos cachorros mais populares da América.

Temperamento

A raça de cachorro dachshund é muito curiosa, corajosa e está sempre em busca de grandes aventuras. Os salsichinhas adoram cavar, seguir pistas com seu faro e enterrar os brinquedos depois de caçá-los.

Esses cãezinhos são bastante independentes, mas adoram participar de todas as atividades de sua família sempre que podem. Carinhosos, se dão muito bem com adultos e crianças.

Os dachshund de pelo longo, aliás, são dóceis e bastante calmos, herança de seus ancestrais, os Spaniels. Esses bichinhos, inclusive,costumam ser bastante delicados com objetos da casa de seus humanos.

Muito afetuoso com seus pais, o dachshund teckel está sempre atrás de seus humanos, mas os de pelo longo são os mais apegados, se tornando praticamente a sombra de todos os que moram na casa.

Agora, se com os pais e a família eles são muito apegados, o mesmo não pode se dizer de seu comportamento com estranhos. Nos primeiros momentos, os salsichas costumam ficar desconfiados, avaliando se aquela pessoa realmente merece sua confiança.

Conheça o dachshund pelo longo

Bastante tranquilos, costumam se dar muito bem com cachorros de outras raças, até mesmo com cães do mesmo sexo.

Por outro lado, o salsichinha é, digamos, um pouco teimoso. Aliás, ele costuma testar várias vezes com seus pais quem realmente dá os comandos ali. Algumas vezes eles até mesmo ignoram os comandos recebidos ou aprontam brincadeiras.

Por isso, se você não quer ter problemas de obediência, o ideal é treinar seu dachshund filhote desde cedo.

Muito inteligentes, eles são capazes de entender rapidamente a relação entre causa e consequência. Ou seja, se veem seus pais se vestindo, rapidamente ficam cabisbaixos, por entender que eles vão sair. Esses cãezinhos também adoram ajudar seus humanos a resolver problemas.

Bastante brincalhões, os cães da raça dachshund adoram correr por aí, mas não são exatamente pacientes com crianças, principalmente com aquelas que não respeitam seu tempo ou seu espaço.

Cuidados

Os pequenos salsichas costumam ficar muito felizes e satisfeitos com passeios na vizinhança e simulações de caçadas em jardins ou parques.

Muito adaptado à vida na cidade, ele se dá bem vivendo em apartamentos. Mas não abre mão, claro, de uma boa aventura em ambientes repletos de verde.

Para que seus pelos estejam sempre sedosos e bonitos é preciso escová-los uma ou duas vezes por semana.

Treinamento

Como são muito sapecas e até um tanto teimosos e independentes, os cachorros da raça dachshund precisam ser treinados desde cedo, para aprender a não fazer travessuras como roer móveis, roubar roupas de seus humanos ou, ainda, marcar sapatos.

O treinamento de um dachshund filhote envolve, além de muita paciência para que o cãozinho entenda e reconheça seus comandos, oferecer formas de entretenimento para que eles gastem toda essa energia.

Alimentação

Como tem grande tendência a se tornarem obesos, os cães da raça daschund precisam de muito cuidado na hora da alimentação.

Para evitar o ganho de peso excessivo e a torção gástrica, é preciso fornecer aos pequenos quantidades fracionadas de água e ração e, dividida em duas ou três porções ao dia.

Conheça o dachshund pelo longo

FONTE: PETLOVE

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *