Conheça o periquito da Caatinga

O Periquito da Caatinga, que também é conhecido popularmente como periquitinha, gangarra, jandaia, griguilim, guinquirra, grengueu, periquitão e papagainho, tem como nome científico Eupsittula cactorum (Periquito bom que gosta de cactus). Ele habita principalmente a região do Nordeste Brasileiro, podendo também ser encontrado no cerrado e nas caatingas. Fique a par do assunto e conheça o periquito da Caatinga aqui!

Conheça o periquito da Caatinga

Conheça o periquito da Caatinga

Medindo cerca de 25 cm e pesando 120 gramas, sua característica principal é o corpo e a cabeça possuindo uma cor verde amarronzado, pescoço verde oliva, asas verdes com as pontas azul royal, peito laranja e barriga amarela, em torno dos olhos há um contorno branco, bico cinza fosco, os pés são rosas acinzentados e íris castanho escuro. Está espécie é sociável, muito ativa, inteligente e consegue emitir algumas palavras. Tendem a voar em bandos de 6 a 8 indivíduos.

Quando estão com raiva ou tentando intimidar outras aves, costumam levantar suas penas e sacudir a cabeça para cima e para baixo. Eles vivem em média de 30 anos, e adoram poças de água para tomar banho e beber.

Alimentação do Periquito da Caatinga

Frutas como maça, banana, romã, pera, goiaba, manga, umbu, mamão, oiticica, carnaúba e trapiá, brotos, bagos, sementes de girassol, hortaliças e cenouras fazem parte do gosto deles. Adoram milho verde e costumam invadir plantações, danificando as espigas. Esta ave se aventura a se alimentar de restos de comida humana, como pão, arroz e biscoito, mesmo não sendo apropriados para a sua saúde.

Reprodução do Periquito da Caatinga

São aves monogâmicas, constroem seus próprios ninhos em cupinzeiros ativos, sendo que os insetos não atrapalham o casal. Costumam depositar em média 9 ovos que são incubados durante aproximadamente 25 dias. Não possuem diferenças sexuais, então, para a identificação do macho e da fêmea, um exame de DNA deve ser feito.

É possível encontrar o Periquito da Caatinga a venda em criadores legalizados junto ao Ibama e o preço pedido pelos vendedores é de aproximadamente R$400,00 por cada pássaro.