Cores do buldogue francês

0

Quando pensamos em um buldogue francês filhote ou até mesmo em um cão adulto, a primeira coisa que vem à nossa mente são os olhos esbugalhados, seu focinho curto e as orelhas levantadas como as de um morcego.

Poucas pessoas pensam nas cores do buldogue. Mas, você sabia que existem cores permitidas e não reconhecidas oficialmente para essa raça? As cores permitidas são aquelas que classificam um frenchie como sendo um legítimo representante da linhagem.

Cores do buldogue francês

Cores do buldogue francês

Já os cachorros que nascem com algumas das “cores proibidas” não são reconhecidos pelas federações que definem os padrões para a raça, como o Club du Bouledogue Français, que estabelece padrões que valem para o mundo todo.

Você sabe quais são as cores oficiais de um buldogue e quais não são? Não tem a menor ideia? Esse texto é para você. Reunimos aqui essas cores de cães e mostraremos como identificar em seu animalzinho.

Cores oficiais do buldogue francês

Buldogue francês tigrado

Os cachorros classificados nessa cor pode ter a pelagem de um tigrado mais claro (o tigrado inverso ou o tigrado dourado), com fundo de cor clara e listras de cores escura, ao tigrado médio, onde os pelos claros e escuros são igualmente distribuídos.

Também entram nesse grupo os buldogues com pelo tigrado escuro, com listras claras sobre o fundo de cor escura. Alguns tigrados escuros costumam ser confundidos com pretos.

Buldogue francês fulvo

Os fulvos têm cores que vão desde o claro, como os cores de café com leite (creme) até o escuro avermelhado. O buldogue fulvo pode ter pequenas manchas brancas, distribuição por igual de fulvo e manchas brancas ou manchas brancas predominantes sobre o seu corpo.

Cores não permitidas do buldogue francês

Buldogue francês branco

O buldogue francês branco apresenta despigmentação nos olhos e na pele. Esses animais não possuem o gene do albinismo. Sua coloração vem de acasalamentos incorretos com cães de pelagem branca.

Esse tipo de cruza é proibida, pois pode causar surdez nos animais e favorece o desenvolvimento de câncer de pele e olhos.

Buldogue francês fulvos ultra-despigmentados (fulvos hiper-diluídos)

Os buldogues com essa pelagem, chamados erroneamente também de buldogues creme, apresentam a pele, a mucosa, os olhos e a trufa de cor clara.

Esse animais vão contra os padrões definidos pela federação francesa porque podem apresentar maior tendência a surdez e outras doenças graves, provocadas pela diluição dos pigmentos do corpo, reflexo de cruzamentos incorretos entre cães muito claros.

Buldogue francês chocolate

Os buldogues de cor chocolate (marrom ou fígado) nascem com essa pelagem graças a um gene diluidor recessivo, que deixa seu corpo com os pelos marrom chocolate, a trufa marrom, a pele marrom e olhos marrom claro, amarelos ou verdes. Essa mutação os deixa mais predispostos a  muitas doenças.

Buldogue francês blue

A cor azul desses buldogues vem de um gene diluidor recessivo e se caracteriza pelo animal ter pelos, pele e trufa cinza azulados. Seus olhos podem ser cinzas, azuis, verdes ou amarelos.

Buldogue francês preto

O buldogue francês preto é outro das tonalidades não reconhecidas pelos padrões da federação francesa. Os cães com essa pelagem costumam ser resultado do cruzamento com outras raças, como o bull terrier.

Buldogue francês cinza

O buldogue francês cinza, assim como os demais antes citados, está fora dos padrões de cor oficiais para a raça. Por ser originária de cruzamentos incorretos, os animais que nascem com essa pelagem podem ter sérios problemas de saúde.

Como identificar um buldogue dentro dos padrões oficiais

Quem deseja adquirir um filhote de buldogue francês precisa, além de ficar atento à coloração de sua pele, prestar atenção aos seguintes detalhes:

Seus olhos precisam ser escuros. Buldogues com olhos azuis, verdes, amarelos, âmbar ou marrons claros são mestiços ou não possuem uma genética satisfatória para os criadores. Sua trufa precisa ser preta, nunca azul (cinza) ou marrom (chocolate).

A pele de seu corpo, incluindo as pálpebras, os lábios e as orelhas, por exemplo, precisa ser preta.

Cores do buldogue francês

Porque não adquirir animais fora do padrão

Ao adquirir um buldogue francês filhote fora do padrão oficial da raça, a pessoa está contribuindo para alimentar uma indústria que trata os animais com crueldade e não se preocupa em selecionar os melhores exemplares da raça. Além disso, corre-se o risco de que nasçam animais com graves doenças e defeitos genéticos que podem colocar sua vida e sua saúde em risco. Por isso, quando for adquirir seu amiguinho, certifique-se de fazê-lo somente com pessoas de extrema confiança.

Cores do buldogue francês

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.