Cuidados com o gato Maine Coon

0

Cuidados com o gato Maine Coon

Um gigante gentil. Talvez essa seja a definição mais honesta quando pensamos na raça de gato maine coon. Chegando a pesar até 11 quilos, esse gatinho tem um visual encantador. Seus pelos longos são extremamente macios, quase como um convite para horas de carícias enquanto assiste tevê, sentado confortavelmente em seu sofá, não é mesmo?

Não que o gato maine coon seja do tipo que abre mão de uma boa corrida contra um rato de brinquedo ou uma bolinha para ficar a seus pés, por horas a fio. Como todo felino, ele adora aventuras, mas também ama seus humanos com uma intensidade que até parece carência.

Cuidados com o gato Maine Coon

Assuntos que serão tratados nesse post!:

Cuidados

O gato maine coon, embora bastante tranquilo, requer alguns cuidados, para que tenha uma boa saúde e cresça forte e saudável, como alimentação de qualidade, atenção com pelos e idas ao médico veterinário e, ainda, exercícios físicos. Vamos detalhar um pouco mais cada um desses pontos.

Alimentação

Ao alimentar seu bichano, procure fornecer raçõesde qualidade, feitas com ingredientes selecionados e ricas em taurina. Essencial para a saúde dos gatos, a deficiência deste aminoácido pode causar problemas de visão ou cardíacos bem severos.

Gatos são seres de hábitos. Por isso, quando for alimentar seu maine coon, procure criar uma rotina de alimentação, fazendo com que ele saiba que em determinado horário irá receber  certa quantidade de comida.

Como consomem porções menores do que os cães, a dica é colocar comida à vontade para os gatos, mas sempre seguindo a quantidade indicada para seu peso e idade.

Exercícios

Como são animais mais tranquilos, os coons podem ficar um pouco sedentários. Por isso, para garantir que o felino estará sempre se exercitando, apele para os brinquedos.

Reúna tudo o que ele mais gosta e crie brincadeiras em que ele deva se mover constantemente. Vale apenas para bichos de pelúcia que simulem ratos ou outros bastante barulhentos, para instigar a curiosidade de seu maine coon gato.

Pelos

Com pelos longos e vistosos, o gato maine coon precisa ser escovado diariamente, para que os pelos não fiquem emaranhados. Seu gatinho não gosta dessa limpeza? Vá com calma, para que ele se acostume com o cuidado.

Cuidados com o gato Maine Coon

História

O maine coon gato veio, como parte de seu nome diz, da região do Maine, nos Estados Unidos. Sim, nosso amiguinho felino é filho da terra do Tio Sam. Um dos gatos mais antigos daquele país, os primeiros dessa raça surgiram, talvez, do cruzamento com outras espécies que haviam chegado ao país quando os ingleses começaram a colonizar a América.

Sim, você não leu errado: o gato maine coon existe há séculos naquele país. Mas ele demorou um pouquinho para atravessar a América e conquistar nossos corações. Como ele chegou até aqui? Da mesma forma que se espalhou por muitos continentes: de navio.

Sim, esse simpático e atraente gatinho é um aventureiro que não tem medo de água. Ao contrário, ele até gosta, afinal seu pelo é mais resistente, e ele não fica tão encharcado como seus outros amigos, que se arrepiam só de pensar em um banho.

Aparência

O maine coon gato é grande, muito grande, e bastante forte. Seu corpo musculoso permite que ele seja capaz de fazer mais “acrobacias” que seus amigos de outras raças e dá a ele certo ar rústico, mais sério. Com várias tonalidades, que vão desde o preto até o dourado, seu pelo costuma mesclar duas cores.

Aliás, a pelagem é outro detalhe que encanta muitos papais que sonham em ter um gatinho dessa raça. Mais curto na região dos ombros, os pelos do maine coon filhote (e também dos adultos), ficam mais densas na região do tórax, chegando até a cair levemente. É quase como um convite para um carinho, não é mesmo?

Seus olhos são muito expressivos. Ainda mais do que nos outros gatos. Parece que esse gatinho forte e robusto fala com seus humanos apenas com um olhar. E quais as cores desse olhar tão apaixonante? As mais tradicionais são verdes ou douradas. Não existem gatos dessa raça com olhos azuis.

Temperamento

Você ainda tem dúvidas sobre ter um gato maine coon por receio que ele não se dê bem seus amiguinhos caninos? Deixe esse temor de lado. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, essa raça se dá muito bem com cachorros e normalmente gosta de brincar com água.

Quando pequenos, o maine coon filhote é bastante brincalhão, o que podem render cenas muito engraçadas com seus outros amiguinhos. Quando se tornam adultos, sossegam um pouco, mas ainda gostam de se divertir.

Essa raça também quebra outro mito envolvendo gatos: o que de não são ligados a seus humanos. O maine coon adora seus papais. Tanto que chega até a ser um pouquinho carente. Mas só um pouquinho.

Cuidados com o gato Maine Coon

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.