O melhor site brasileiro sobre animais!

Dicas de como tratar um cachorro com mau hálito

0

Uma questão muito comum nos cachorros é o cheiro desagradável que sai da boca deles ( o famoso mau hálito) e muitas vezes faz com que tutores se sintam muito desconfortáveis com seus cachorros em diferentes situações.

Os donos não precisam se sentir mal, pois cachorros com mau hálito são relativamente comuns. A grande maioria tem “bafo“, mas isto não quer dizer que seja algo normal ou saudável.

É de suma importância saber que em primeiro lugar: um cachorro com mau hálito (mau hálito canino) pode ser um sinal de problemas de saúde maiores.

mau hálito em cachorros pode indicar problemas de saúde e deve ser examinado e tratado. Pode ser desde problemas digestivos até problemas na gengiva do cão. O ideal mesmo é apresentar a questão ao veterinário e seguir suas orientações.

Há certas medidas caseiras, porém, que você pode praticar para melhorar o hálito do seu cão, mas lembre-se, se o problema persistir, procure um veterinário urgentemente!

Dicas de como tratar um cão com mau hálito

Dicas de como tratar um cachorro com mau hálito

01. Escove os dentes do seu cachorro frequentemente

Assim como nós, os nossos cachorros precisam também de uma boa saúde bucal. Uma escovação frequente, preferencialmente de duas a três vezes por semana, é um ótimo passo para reduzir o problema de um cachorro com o mau hálito, prevenindo também placas e tártaro

O melhor momento para começar a escovar os dentes do seu cão é quando ele ainda é um filhotinho, pois será mais fácil para ele se acostumar com a atividade. Mas qualquer dia é um ótimo dia para começar a cuidar melhor da higiene do seu cachorro!

Não use pasta de dentes para pessoas no seu cachorro. Procure produtos feitos especialmente pra cachorros, uma vez que muitos produtos podem ser prejudiciais ao estômago do seu bichinho.

Caso a rotina da escova e pasta de dentes não seja muito fácil de praticar, há também enxaguantes bucais para cães e petiscos dentais.

Dicas de como tratar um cachorro com mau hálito

Cuide da água que seu cachorro está ingerindo

Troque frequentemente a água que o seu cachorro bebe. Além disso, um bom truque para cuidar de um cachorro com mau hálito é espremer limões em sua água.

Esse é um truque básico, mas muito efetivo. O limão ajuda a manter a limpeza da boca do seu cão. Tome cuidado para não exagerar na dose do limão na água, se o gosto ficar muito forte ele pode não gostar muito e não beber.

Mantenha uma alimentação natural

Dar comidas nutritivas e saudáveis para o seu cachorro é uma garantia de uma boa saúde gastrointestinal para ele, o que também irá ajudar a prevenir o mau hálito.

Uma dica de alimento é adicionar cenouras na dieta dele. Além de muito nutritivas, sua textura ajuda na prevenção da formação da placa causadora do mau hálito na boca do seu cão.

Outra dica é criar o hábito de picar um pouco de salsa e colocar sobre a comida dele, para ajudar a manter o hálito dele bem fresquinho. Além de cenouras e salsa, outros alimentos secos causam menos mau hálito do que as demais.

Brinquedos de mastigar podem ajudar

Uma maneira bem natural de limpar os dentes é através do processo de mastigação. Providenciar ao seu cachorro brinquedos bem resistentes e limpos para ele mastigar irá ajudar a fortalecer os seus dentes e a higienizá-los, o que ajudará a manter sua saúde bucal, evitando o bafo, além de fazer com que ele se divirta bastante!

Apesar de todas essas dicas ajudarem na prevenção do mau hálito do seu cachorro, lembre-se de que elas podem estar apenas mascarando algum mal maior na saúde dele.

O mau hálito no cachorro pode ser um sinal de problemas gastrointestinais ou problemas na gengiva. Então o diálogo frequente com o seu veterinário é sempre muito indicado para garantir que a saúde do seu melhor amigo não corra nenhum perigo.Dicas de como tratar um cachorro com mau hálito