5 dicas fáceis para ensinar seu cão a mijar no lugar correto

0

Ter um novo integrante na família é sempre empolgante, os filhotes são muitos fofos e é muito engraçado a forma como eles descobrem tudo. Porém, é um problemão quando seu cachorro não sabe o local com correto para mijar e acaba sujando a casa toda.

Neste artigo, vamos falar 5 técnicas muito fáceis para ensinar seu cachorro a mijar no local correto, são técnicas simples e aplicáveis por todo mundo. O ideal dessas técnicas é que ensinar para cachorros até no máximo um ano de vida, que é fase qual estão mais dispostos a aprender tudo com mais facilidade.

No caso de cães adultos, a única forma possível de ensiná-lo é o castrando, porque dessa forma, seu organismo vai parar pedir para ele marcar território e não vai mais sentir a necessidade de mijar em todos lugares da casa e você pode usar as técnicas abaixo para ensinar a usar o local correto.

Porém algumas outras técnicas como ensinar ele a controlar o seu latido, podem ser feito a qualquer momento.

5 dicas fáceis para ensinar seu cão a mijar no lugar correto

Técnica 1: Escolha o local correto

Para escolher o melhor lugar possível para ensinar seu cachorro fazer suas necessidades é preciso ter dois preceitos, o primeiro é um lugar que seja muito cômodo para você, isto é, que o cheiro de xixi não lhe atinja diretamente, o indicado geralmente é a varanda. Outro ponto importante é que o local tem que longe da comida e da caminha do cachorro, isso porque eles não gostar de mijar próximos ao seu local de comida e seu local de dormir.

O local escolhido tem que ser de fácil acesso tanto para você quanto para seu cachorro e que seja aberto para que ele faça xixi sempre no local correto não importa o horário. Se for um local que seu cachorro se sinta muito á vontade para mijar, o processo já vai estar quase pronto. Mostre para seu cachorro o lugar correto para mijar umas 5 vezes por dia, logo ele vai se acostumar com a textura do jornal e vai parar de mijar em outros lugares.

Técnica 2: Apoio emocional

Se a primeira técnica não deu certo e seu cachorro continua fazendo xixi pela casa, agora é hora de usar todo seu incentivo para ensinar ele. Cães têm facilidade em entender coisas quando ganham carinho e comida, apesar de suas memórias curtas é isso que faz eles lembrarem de tudo.

Quando seu cachorro mijar no local correto, comemore, dê biscoitinhos para ele e faça carinho. Faça ele perceber que usou o local certo e deve repetir isso sempre. O erro acontece quando ele faz xixi no lugar errado, porque geralmente as pessoas brigam com os cachorros, mas isso foi comprovado que dentro da cabeça do cão, quando você repreende ele por algo, ele vê aquilo como uma forma de atenção.

Então para ensinar, comemore quando ele fizer certo e ignore quando ele fizer no lugar errado. Seu cachorro quer sua aprovação quase 100% do tempo, então mostre para ele o que é certo. Lembrando que, de forma alguma bata no seu cachorro no processo, ele pode interpretar errado e nunca conseguir o objetivo de fazer o xixi no local correto.

Técnica 3: Mais jornal

Muitas vezes acontece que o cachorro não entende que ele tem uma área limitada para mijar e acaba fazendo xixi em todo canto.

Por isso, uma técnica muito fácil é aumentar área de jornal, isto é, se você fez um local com 2 jornais, coloque uns 8 jornais. Dessa forma, com uma área de “ação” maior, suas chances serão mais reais. Ele vai começar a entender que ele tem que fazer xixi em cima do jornal, mostre para ele e sempre que possível mostre o local correto para ele ir lá.

Com o tempo ele irá se acostumar e aprender com a textura do jornal ou no tapete e vai começar a procurar textura similar para fazer xixi sempre que possível. Depois de algum tempo, após a adaptação, você poderá diminuir o tanto de jornal,

Técnica 4: Ensinar com o próprio xixi

Se seu cachorro fez xixi em um lugar que não é o correto, limpe com um jornal e coloque esse jornal (sujo de xixi) no local correto. Isto porque, de certa forma, é natural que os cachorros busquem seu próprio cheiro para fazer suas necessidades novamente.

Após limpar, leve ele para o local e mostre que ali tem o cheiro dele para ensinar que ele já marcou território na sua casa e não precisa fazê-lo novamente. E também, os animais têm suas próprias necessidades como algo positivo, então, suas chances irão aumentar muito com essa técnica fácil.

Técnica 5: Nada de tapetes

Os cachorros podem achar que os tapetes da casa têm textura correta, similar com o jornal que você está ensinando ou de terra ou grama. Eles acreditam que aquele lugar é um local aceitável para mijar. Então se você fez todas as técnicas acima e ainda está sem sucesso na questão de ensinar seu cachorro a mijar no local correto, talvez, esse seja o problema.

Tente retirar todos os tapetes da casa por um período, cubra seu sofá com algum material diferenciado. Dessa forma, você vai ensinar e mostrar que não existe outro lugar que ele possa fazer suas necessidades além do seu cantinho. E vai diminuir muito a confusão na cabeça de seu cachorro.

Dicas extras:

● Levar seu cachorro para passear com frequência vai ajudar ele fazer menos xixi em casa.
● Leve ele no cantinho do xixi para ensinar após 10, 15 minutos após refeições.
● Em pet shops existem produtos que facilitam essa adaptação
● Fêmeas têm mais facilidades em aprender o lugar correto para fazer xixi
● Se você tiver mais de um cachorro em casa, tente projetar locais diferentes para eles fazerem xixi.
● Cães de menor porte se adaptam melhor ao jornal

Por fim, essas técnicas são infalíveis para que você consiga ensinar seu cachorro a mijar no local correto. Entretanto, é importante ressaltar que se você morar em uma casa com terreno, o cão sempre vai preferir fazer suas necessidades na natureza e não no jornal. Essas dicas e técnicas fáceis são mais direcionadas a quem mora em apartamento ou não tem terreno.

You might also like

Leave A Reply

Your email address will not be published.