É hora de Barrel Dog!

Você conhece ou já ouviu falar do Barrel Dog? Barrel Dog é o mais novo esporte canino e pode ser praticado por cães de qualquer raça, idade e tamanho! Aposto que você e seu cão vão amar!

O inventor do Barrel Dog foi nosso amigo Eduardo Ferreira. Ele se inspirou nas provas de três tambores praticadas com cavalos e decidiu levar a brincadeira para o mundo canino. E tudo começou como uma brincadeira. Em 2014 Eduardo praticava agility (outra modalidade de esporte canino) e durante os intervalos das provas começou a praticar o Barrel Dog como forma de se divertir. Eu já vou te falar como esse esporte funciona e como praticar. Mas primeiro vou falar o porquê você deve praticar esse novo esporte com seu melhor amigo!

Você já sabe que sair para passear, caminhar no parque ou fazer trilhas juntos só ajudam a estreitar os laços entre você e seu cão, né? Você também já sabe dos benefícios que as atividades físicas trazem para a saúde mental e física de vocês? Ajuda a manter o peso ou diminuir o sobrepeso, músculos e ossos mais saudáveis, ajudam a melhorar a circulação sanguínea, sistema imunológico e metabolismo.

É hora de Barrel Dog!

Lembra do meu artigo sobre necessidades básicas? A prática de esporte, promovendo atividade física, mental e social também irá fazer um grande bem para o seu cão. Ele vai ficar mais equilibrado mentalmente, feliz e conseguirá gastar toda aquela energia acumulada dentro de casa.

Agora imagine só se vocês pudessem fazer tudo isso praticando um esporte novo, super legal, simples, em locais públicos ou até mesmo no seu quintal? Você pode montar a pista para começar a treinar no seu quintal, em alguma praça ou espaço público. O tamanho ideal para montar a pista é em um espaço de 20 metros x 15 metros, terreno plano e com um piso de baixo impacto como areia, grama ou grama sintética. O piso de baixo impacto serve para não sobrecarregar as articulações e minimizar as chances de lesionar seu cão.

Os obstáculos são simples e o percurso mais ainda. Você vai precisar de três tambores, um túnel e algo que seu peludo ame. Pode ser comida ou brinquedo!

Com a comida ou o brinquedo na mão, você precisa estimular e fazer com que seu cachorro fique com muita vontade de pegar o que está com você e te siga durante o percurso. O ideal é você ensinar ele a passar pelos obstáculos sem que você precise passar junto com ele contornando os barris.

Seu cachorro precisa passar primeiro pelo túnel, dar a volta por dentro no tambor da direita, seguir em direção ao segundo tambor, contorná-lo por dentro e ir em direção ao último tambor. Quando chegar no último tambor, contornar da direita para a esquerda e passar novamente no túnel. Quem fizer o tempo mais rápido e sem derrubar os tambores, ganha!

pista-edu

Pista e trajeto Barrel Dog

 

Álvaro de Moura Zanetti, 11 anos, praticando Barrel Dog em uma pista de grama com sua Parson Russel Terrier chamada Laly

Álvaro de Moura Zanetti, 11 anos, praticando Barrel Dog em uma pista de grama com sua Parson Russel Terrier chamada Laly

 

Eu e o Glück (um dos meus amores) praticando Barrel Dog em uma pista de areia

Eu e o Glück (um dos meus amores) praticando Barrel Dog em uma pista de areia

 

Fernanda Conrado (adestradora Tudo de Cão) com sua Border Collie Catarina praticando Barrel Dog

Fernanda Conrado (adestradora Tudo de Cão) com sua Border Collie Catarina praticando Barrel Dog

 

O bom desse esporte é que cria uma conexão muito forte entre você e seu cão. Tudo vira uma brincadeira e cães de qualquer tamanho, raça e idade podem praticar!

Tem também a opção de competição entre duas equipes. Para essa modalidade, você vai precisar de pelo menos mais um amigo para brincar com você e duas pistas, uma de costas para a outra. É super simples e o percurso é o mesmo para as duas pistas; uma dupla (tutor e cão) compete em uma pista enquanto a outra dupla fará o percurso na outra pista e quem terminar o percurso primeiro, ganha!

Ficou empolgado? Pratique com seu peludo e nos conte o que achou!

Eu estou indo lá praticar Barrel Dog com meus cães!

Até a próxima!

É hora de Barrel Dog!

FONTE: PETLOVE

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *