Novembro Azul chama a atenção para o câncer de próstata em cachorros

0

Apesar de não ser tão comum em cachorros, o câncer de próstata representa uma grande ameaça aos caninos, já que quando acontece costuma ser bastante agressivo. Por isso, o alerta do mês mundial para a prevenção da doença nos homens, o Novembro Azul, vale também para os pets. 

Novembro Azul chama a atenção para o câncer de próstata em cachorros

Para entender melhor o assunto e saber como identificar e prevenir o câncer de próstata, nós conversamos com a Vanessa Perrota, Médica Veterinária e Oncologista na Provet – Centro de Diagnósticos e Especialidades Veterinárias -, e membro da ABROVET (Associação Brasileira de Oncologia Veterinária) e da VCS (Veterinary Cancer Society – EUA).

Novembro Azul chama a atenção para o câncer de próstata em cachorros


A especialista contou que se seu pet está com dificuldade em urinar ou defecar, faz xixi com sangue, tem dores abdominais e está com perda de peso anormal é bom ligar o alerta e antecipar a visita ao médico veterinário. Os bichinhos acometidos pela doença correm diversos riscos como, por exemplo, parar de urinar ou defecar por conta de uma obstrução uretral ou intestinal.

Os cães mais velhos estão mais suscetíveis a esse tipo de câncer – principalmente a partir dos oito anos. No entanto, a doença não escolhe idade nem raça e é bom ficar atento aos sintomas, independentemente do porte do animal ou se ele é castrado ou não. “É muito importante fazer um checkup anual, principalmente nos cães de meia idade”, diz Perrota.

Por ser um câncer geralmente agressivo, Perrota diz que quanto mais precoce o diagnóstico melhor tende a ser o prognóstico. “De maneira geral a maioria dos tumores prostáticos são malignos e tem uma taxa metastática alta, principalmente para linfonodos (gânglios que atuam na defesa do organismo e produzem anticorpos) na região próxima à próstata e pulmão, além de metástase óssea também”. A doutora complementa: “A melhor opção de tratamento para tumores prostáticos, quando possível, é a remoção cirúrgica da próstata”. 

Prevenção é mais saúde

Apostar em uma alimentação balanceada, uma vida mais ativa, com mais exercícios físicos e controle da obesidade é um recado que vale tanto para os homens quanto para os filhos de quatro patas, e servem como prevenção a diversos tipos de cânceres, inclusive o de próstata.

Além de uma qualidade de vida melhor, visitas regulares ao médico veterinário não podem faltar, em hipótese alguma. “O ideal é sempre fazer um ultrassom abdominal e, durante as visitas ao médico veterinário, é importante, nos pacientes mais idosos, fazer a palpação retal”.

Novembro Azul chama a atenção para o câncer de próstata em cachorros

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.