O cão de guarda Affenpinscher

Com uma mistura de sabedoria e beleza, este maravilhoso animal de estimação é dinâmico,brincalhão e adora se fazer de palhaço. Obediente e calmo, quando necessário. Pequenino alemão que ganhou seu nome graças a sua carinha, que alguns acreditam parecer com um macaco. Até por que Affenpinscher significa “Cara de macaco”. apelidado de diabinho bigodudo (diablotin moustachu) na França, e se tornou uma das raças favoritas para pessoas que gostam de animais pequenos com atitude de “cachorro grande”.  Saiba tudo sobre o cão de guarda Affenpinscher abaixo!

O cão de guarda Affenpinscher

O cão de guarda Affenpinscher

Alerta de natureza e sua coragem faz deste pequenino um ótimo cão de guarda, podendo dizer que ele é mais do que capaz de manter sua casa sem a presença de roedores. Ele irá alertá-lo da presença de um estranho ou outro perigo, mas não tende a ser um cachorro chato que não para de latir. Ele pode ser territorialista com outros cães, por isso proteja-o de si mesmo.

Devido a ser uma raça fiel e amorosa, ele se torna um agradável cão de família. Além de ser uma ótima companhia, são ativos e sempre estão dispostos a se divertir e brincar, adoram se fazer de palhaço para nos alegrar. É um cão carinhoso e muito dedicado, que ama a todos em sua família. Ele está pronto para qualquer aventura desde idas rápidas ao mercado á acampar e perseguir um pedaço de pau jogado no lago. Se seu estilo de vida escolhido é um pouco mais descontraído, vai se dar muito bem com o pequeno Affen. desde que ele esteja com você, ele estará feliz e vai adaptar-se a seu nível de atividade.

Sua inteligência e habilidade atlética fazem dele um ótimo candidato em esportes e podem ser adestrados facilmente, pois são dóceis e obedientes.

O Affen é um cão descuidado com sua própria segurança física e sem medo. Ele irá pular de camas altas e é conhecido por escalar o que ele conseguir para sentar-se no alto para ver melhor alguma coisa. Ele precisa aprender a como se portar melhor nesses casos para não se machucar.

A raça combina natureza ousada com um charme engraçado, e seu processo de pensamento criativo jamais deixa de surpreender e entreter seu dono. Ele aprende de maneira extremamente rápida e se ajusta a mudanças facilmente, sendo assim, é um bom companheiro de viagem que está sempre disposto a de aventurar. As pessoas que vivem com Affens admiram sua sensibilidade e delicadeza, porem alertam que eles são cachorros grandes por excelência em um pequeno corpo.

Cuidados e Bem Estar

Os cachorros da raça Affenpinschers são muito ativos e animados, sempre dispostos a brincar. Precisam de pequenas caminhadas e brincadeiras, seja fora ou dentro de casa.

Eles não tem medo de absolutamente nada e nem de ninguém e não hesitam em enfrentar animais maiores que eles, por isso é importante mantê-lo sempre na coleira quando estiver passeando. Obediente e inteligente, adestrar um Affen não é difícil, mas é preciso que seu treinamento seja dinâmico e divertido.

Bagunçado, mas limpo, descreve o melhor look para um Affenpinscher. Para manter a aparência bagunçada, escove o Affen semanalmente com uma pequena escova e lisa, em seguida, penteie com um pente de metal (caso tenha duvidas de qual escova usar, recorra a um veterinário ou tosador). Use seus dedos para tirar suavemente os nós que você. Pulveriza-lo com uma solução para desembaraçar o pelo primeiro é uma ótima ajuda. Seja persistente e paciente, enquanto cuida do pelo do seu Affen. Você vai ficar feliz com os resultados.

Higiene bucal e corte das unhas entram em higienização adequada para seu cachorro. Como a maioria das raças pequenas, Affens pode ter problemas com a doença periodontal. Escove seus dentes várias vezes por semana para ajudar a remover o tártaro e bactérias. Diariamente é o melhor.

Corte as unhas uma ou duas vezes por mês. Não apare as unhas de seu cão muito curtas para evitar ferimentos e sangramentos.

Aproveite para verificar se há feridas, erupções cutâneas, ou sinais de infecção, tais como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, nos ouvidos, no focinho, boca, olhos, e nas patas. Os ouvidos devem ter um cheiro bom, sem muita cera ou sujeira dentro, e os olhos devem ser claros, com a ausência de vermelhidão ou secreção. Seu exame cuidadoso semanal vai ajudar a detectar mais cedo potenciais problemas de saúde.

Quanto à alimentação, acostume seu cão com horários determinados. Jamais deixe comida sobrando na vasilha do seu animal para evitar doenças como a obesidade. A quantidade recomendada é de 1/4 a 1/2 xícara de alimento seco de alta qualidade por dia, dividido em duas refeições. Predisposição à Doenças: Doenças Cardíacas, luxação patelar.

O cão de guarda Affenpinscher

Aparência física do Affenpinscher

O Affenpinscher tem cabeça grande, arredondada e guarnecida de pelos que cai em cima dos olhos em mechas eriçadas. O focinho, curto e reto. Os olhos arredondados e de cor escura são cercados de pelos cerrados. As orelhas, pequena,s retas e bem levantadas, sempre apontam para frente. Elas ficam levantadas na vertical o máximo possível. Em forma de “V”, elas têm as faces internas coladas à cabeça. Os incisivos devem ser regularmente implantados e formar uma linha levemente arredondada. Quando a boca está fechada, os caninos, os incisivos e a língua não são visíveis.
O pescoço é reto e muito curto. A pele do pescoço são ausentes em questão de dobras. Seu corpo é compacto. A cauda é deixada natural. O pelo deve ser duro e abundante. Na cabeça, formando sobrancelhas espetadas, uma imponente barba, um topete e suíça (barba e costeletas).

Pelagem do Affenpinscher

Pelagem grossa, áspera com textura dura, pequeno e compacto, com expressão de macaco. Possui sobrancelhas espessas, pelos em forma de coroa ao redor dos olhos, uma barba expressiva, topete e pelo em suas bochechas. A pelagem da cabeça é mais dura, espalhada e mais reta.Preto, cinza, prata, preto e bronze, ou vermelho, que varia de marrom para um bronzeado alaranjado.Na Europa, essa raça tem apenas em preto, às vezes com uma cobertura leve de cinza.

Filhotes do Affenpinscher

Os filhotes da raça Affenpinscher nascem com poucas gramas, tao pequenos que cabem na palma da uma mão. A ninhada pode variar, mas em média nascem 3 filhotes.São filhotes extremamente ativos, brincalhões e teimosos. Precisam de treinamento logo cedo para não se tornarem adultos desobedientes, Por ser muito inteligente tem suas próprias convicções e sua “maneira correta” de fazer as coisas. Seja carinhoso e paciente com seu filhote durante ao treina-lo.