O famoso periquito Australiano

Tendo como o país de origem a Austrália, o famoso periquito Australiano é a mais popular das raças de estimação. Eles são pequenos e possuem uma coloração bem variada, encontrados em mais de 100 diferentes cores. Sua cor principal é o verde, mas pode ser azul, branco, cinza, amarelo e combinações entre si. Na cabeça e no dorso, as penas são rajadas em preto. Possui uma inconfundível manchinha azul em cada uma de suas “bochechas”. Possuem o comprimento de 18 centímetros e tem como expectativa de vida de 13 a 14 anos.

O famoso periquito Australiano

O famoso periquito Australiano

Características

Geralmente os periquitos Australianos são pássaros calmos e pouco agressivos, que na natureza convivem em bandos de mais de 60 aves, por isso, não há problema nenhum em colocá-los junto com outros exemplares. É curioso, extremamente sociável, caloroso e adora companhia. No caso de o animal ser deixado sozinho por períodos longos, é recomendado que tenha pelo menos uma outra ave da mesma espécie na gaiola, para que o tédio não o atinja.

Alimentação

A ração para qualquer tipo de ave deve ser balanceada muito bem. Há no mercado uma grande variedade de composições específicas e marcas para cada espécie. O armazenamento do alimento deve ser feito com muito cuidado, mantendo as devidas condições de higiene e ventilação. Além da ração para periquitos, a ave também deve ser alimentada com vegetais e frutas frescas, no mínimo duas vezes por semana.

Cuidados básicos

Alguns cuidados com as aves devem ser diários, como a limpeza do viveiro e a troca da água. Os comedouros devem ser limpos regularmente para evitar a formação de bolor, causada por restos de alimentos. Diversas aves adoram se banhar, o que faz muito bem à saúde do animal. Porém, é recomendado deixar à disposição uma banheira com água limpa, para que se refresque. Esta espécie adora voar e será mais feliz se tiver um espaço para isso. Se for deixado muito tempo sem atividade e sozinho, pode se entediar e arrancar suas próprias penas.

Espaço para criação

Como para todas as aves, a gaiola deve ter espaço suficiente para que ela possa se movimentar e escalar, por isso, opte por gaiolas com um tamanho um pouco mais que necessário e com barras horizontais. É recomendado que tenha uma área descoberta, pois este periquito adora chuva. Diversos poleiros em níveis diferentes também são muito indicados, assim como vários brinquedos.

O famoso periquito Australiano