O lindo cachorro Afegão Hound

Famoso na Europa e na Grã-Bretanha, o Galgo Afegão é apreciado na França como animal de luxo, pela de sua graça e seu temperamento, que é agradável e jovial. Inteligente, sensível e meigo, tem uma relação estreita com seu dono. Muito dócil com crianças, porém reservado com estranhos. O Afghan é antes de tudo um esportista, que precisa de exercícios como correr. Também conhecido como: Afghan, Tazi(Afeganistão), Galgo Afegão. Além desta elegância e nobreza, existe uma personalidade esportista, que o fez um grande caçador com presas grandes nos desertos e nas montanhas do Afeganistão. Saiba tudo sobre o lindo cachorro Afegão Hound abaixo.

O lindo cachorro Afegão Hound

O lindo cachorro Afegão Hound

Há uma expressão oriental e imponente no Afegão. Durante séculos, a raça foi companheira de soberanos e príncipes. Um cão lebréu (sighthound), na qual caça pela visão e velocidade.

Foi muito valorizado pela sua coragem e sua capacidade de correr por grandes distancias. Caçava animais perigosos como panteras e esperava a uma distância segura até que um caçador junto de seu cavalo pudesse pegá-los. Ele também foi avaliado pela sua capacidade de pensar e caçar de forma independente, sem direção humana. Por outro lado, pode ser muito divertido e ama fazer palhaçadas. É bastante travesso, podendo até abrir gavetas e pegar objetos e roupas na nossa frente.

Um Afegão possui uma excelente visão e articulações do quadril, por isso, é um ótimo candidato para muitos tipo de esporte. Ele é muito terno quando ele deseja ser e pode ser extremamente divertido.

Bem estar e Cuidados

Embora os cães da raça de Afegão Hound possam viver ao ar livre em climas temperados, eles necessitam de uma cama macia e é mais adequado que fiquem abrigados dentro casa.

Tranquilos e calmos, mas também são ativos e precisam de exercícios diários. Adoram correr ao ar livre, então necessitam de caminhadas na coleira, além de um quintal com cercas altas, pois galgos são espertos e podem escapar. Uma vez solto, é realmente difícil de resgatá-lo.

Sendo cão de natureza independente, para treina-lo é necessário ser bem firme, com o uso de métodos positivos para aumentar sua obediência. O treinamento pode levar um bom tempo e exige muita paciência.

Sua pelagem precisa ser penteada e escovada a cada dois ou três dias. O pelo pode ficar emaranhado ou com nós de maneira bem fácil. Vários proprietários optam por contratar um profissional para manter o pelo em saudável porque muito tempo e dedicação é necessário, além da dificuldade.

Cheque as orelhas do seu Afegão semanalmente e limpe-as com uma bola de algodão umedecido com um produto de limpeza recomendado sempre pelo veterinário. Jamais use cotonetes ou qualquer outra coisa dentro do canal auditivo do seu Afegão. Sinais de infecção no ouvido é mal cheiro, vermelhidão, ou o cão frequentemente coçando a orelha ou balançando a cabeça.

Escove os dentes do seu Afegão pelo menos duas ou três vezes por semana para a remoção de tártaro e bactérias que se escondem no seu interior. A escovação diária é melhor se você quiser prevenir doenças da gengiva e mau hálito.

Corte as unhas dele uma ou duas vezes por mês. Unhas bem aparadas evitam vários problemas nas patas e pernas arranhadas.Tenha cuidado ao cortar as unhas para não aparar muito curtas e evitar sangramento e dor no animal. Caso tiver duvida, recorra a um veterinário ou tosador.

Cheque se há feridas, sinais de infecção ou erupções cutâneas, como vermelhidão, sensibilidade, ou inflamação na pele, nos ouvidos, focinho, boca, olhos e nas patas. Os olhos devem ser claros, sem secreção ou vermelhidão. Seu exame cuidadoso semanal ira ajudar a detectar potenciais problemas de saúde mais cedo.

Quanto a alimentação, cuidado para não deixar comida sobrando na vasilha do seu cachorro. Evite problemas de saúde como a obesidade. A quantidade diária recomendada é de 2 a 2,5 xícaras de alimento seco de alta qualidade por dia, sendo dividido em duas refeições. Isso pode variar conforme a estrutura do cão e seu numero de exercícios.

O crânio longo e não muito estreito tem occipício saliente e stop pouco marcado. Os olhos dourados ou de preferencia escuros são de formato triangular e colocados ligeiramente em oblíquo. As orelhas, cobertas por longos pelos sedosos, implantadas baixo e bem para atrás, caem harmoniosamente. O pescoço, comprido e forte, ressalta bem a cabeça. O Afegão Hound é um cão longilíneo, de dorso bem achatado e musculoso, de quadris retos, com o peito profundo, os anteriores retilíneos e os ombros fortemente estruturados. Os posteriores, fortes, têm jarretes bem cotovelados. Esse cão se movimenta com andadura flexível e elástica, muito característica. A cauda, não muito curta e pouco densa, é implantada baixo e termina em anel. Ela é mantida alta quando o cão está em ação.

O lindo cachorro Afegão Hound

Pelagem do Afegão Hound

Extremamente longos e de textura fina na região das costelas, membros anteriores e posteriores e nas laterais. No longo na cabeça, da testa para trás, com um distinto e sedoso topete. No focinho, pelo curto. Orelhas e pernas com boa pelagem. O pelo é curto e fechado ao longo do dorso em cães adultos. Todas as cores de pelagem são permitidas pelo padrão da raça no American Kennel Club (diretrizes padronizadas para a raça), tendo certas combinações de cores consideradas mais agradáveis.

Filhotes

Os filhotes da raça Afegão Hound possuem pelagem semelhante à lã sobre o corpo e bigode que costuma cair depois de 12 meses de vida.

Ao completar aproximadamente 3 anos de idade, seus pelos alcançam seu auge, podendo chegar até as patas se não forem cortados. Um filhote de Afegão procura ansiosamente afeto dos membros da família, assim como filhotes de qualquer raça, mas o comportamento diminui conforme ele cresce. Esta raça é bastante independente e as vezes pode ser que não ele goste muito de carinho.