O melhor site brasileiro sobre animais!

O robusto periquito Verde

0

O robusto Periquito Verde é uma ave da família Psittacidae, que possui como nome científico Brotogeris tirica, que significa “Periquito tirica, aquele que produz som humano de tilintar”. É conhecido como periquito verdadeiro e periquito rico. Ave originária da Mata Atlântica. No Brasil habitam no Estado de Alagoas, Bahia e Rio Grande do Sul, mais especialmente em florestas, áreas abertas como parques, pomares e jardins.

A ave tem em média 21 cm, pesa em torno de 70 g, sua plumagem é verde brilhante e as partes inferiores e laterais da cabeça, peito e abdômen são de um verde com tons puxados para o amarelo. Seu bico é recurvado, alto e amarronzado com o topo mais claro. O macho adulto normalmente é mais robusto, o bico é um pouco maior e a cabeça é um pouco mais quadrada. Os machos são falantes e podem imitar qualquer tipo de som quando são domesticados e ensinados desde a  sua infância. A expectativa de vida destes periquitos é de aproximadamente 20 anos

O robusto periquito Verde

O robusto periquito Verde

Alimentação do Periquito Verde

Periquito Verde costuma buscar o seu alimento em copas de árvores. Se alimenta de frutas como coquinho, manga, goiaba, jabuticaba, laranjas-lima, mamões, banana, jaca, maçã, coco verde e seco, pera e melancia. Eles amam flores de suinã, das mangueiras, jabuticabeiras, laranjeiras, goiabeiras, mamoeiros e jaqueiras. Não costumam dispensar insetos, larvas e sementes de girassol. Possuem o hábito de segurar a comida com um dos pés para levar ao bico. Em cativeiro, uma ração extrusada boa para aves de bico curvo, como Calopsitas, poderá ser utilizada sem problema algum.

Cuidados necessários

Cuidados com aves devem ser diários, como a troca de água e a limpeza da gaiola. limpar os comedouros regularmente é necessário. Diversas aves adoram se banhar, o que faz muito bem à saúde do pássaro. Ter um bom espaço para a ave poder se aventurar também é viável, mas tenha em mente dos cuidados sobre isso como espaços perigosos (fios ligados em tomadas e locais com alto nível de água). Caso seja possível, proporcione a seu periquito uma boa companhia da mesma espécie, para não se entediar.

Reprodução do Periquito Verde

A maturidade sexual do Periquito Rico começa a partir de 2 anos de idade. Não existem diferenças visíveis entre o macho e a fêmea, sendo necessário fazer o exame de DNA caso queira saber com certeza. Um hábito comum deste pássaro é o galanteio (quando o macho e a fêmea arrumam as penas um dos outros e também se acariciam). Ele é uma espécie de pássaro monogâmico e costuma fazer seu ninho em cavidades ou no meio do emaranhado de ramos em coqueiros.

O casal em período reprodutivo permanece frequentemente dentro do próprio ninho, mesmo durante o dia. Colocam 4 ovos brancos por temporada e a sua incubação pode durar aproximadamente 26 dias. Os ovos são brancos e arredondados, sendo chocados pela fêmea que é alimentada pelo macho. Os pais alimentam os filhotes ao regurgitar comida em seus bicos. A reprodução não inibe totalmente o contato social com o bando, então, é possível ver vários casais próximos. Os filhotes deixam o ninho depois de cinco semanas de vida.

O robusto periquito Verde