O uso do ultrassom para diagnóstico de prenhez em bovinos e equinos

0

O uso do ultrassom para diagnóstico de prenhez em bovinos e equinosO diagnóstico de prenhez de bovinos e equinos possibilita ao produtor uma melhor tomada de decisão administrativa quanto ao manejo do rebanho.

Através das informações precoces obtidas a respeito dos animais prenhes, ele pode planejar os locais onde estes animais irão ficar, a nutrição balanceada em quantidade suficientes, além de descartar os animais que não estão prenhes, minimizando os custos e planejamentos futuros de reprodução com relação aos mesmos, ganhando tempo e eficiência.

É sem dúvida que dentro destes benefícios está à utilização do ultrassom como método não invasivo, aparelho que proporciona informações rápidas sobre a situação do animal em até 22 dias de gestação.

Já a palpação retal necessita de no mínimo sete meses de gestação para a confirmação da prenhez.

O uso do aparelho de ultrassom requer conhecimentos específicos de limpeza do animal, posição do transdutor, níveis de volume desejáveis do sistema e no momento certo, dentre outros, que irão auxiliar o examinador para que o procedimento seja realizado da melhor maneira possível, com o intuito de se obter o máximo de informações necessárias sobre o tema em questão.

 

Saiba o tipo de aparelho ideal usado na ultrassonografia aplicada a reprodução de éguas. Clique aqui.

Aprenda também sobre o diagnóstico através da palpação retal em vacas prenhas. Veja aqui.

Fonte: Embrapa

Atualizado em: 16 de novembro de 2016

FONTE: Revistaveterinaria.com.br/bovinos/

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.