Os cães sabem reconhecer seus próprios nomes?

É realmente espetacular o fato dos cachorros responderem quando os chamamos pelo nome próprio (aquele que demos a ele) não é verdade? Mas, será que os cães sabem reconhecer seus próprios nomes de fato? Descubra abaixo!

De acordo com pesquisas feitas por associações veterinárias fora do Brasil, o número de cães que conhecem seu nome é um tanto quanto pequena.

O número maior dos cachorros respondem, na verdade a:

  • tom de voz
  • estímulos
  • comida

Sim, é verdade que os cães conseguem até nos responder ao chamá-los por seus nomes, mas eles podem não entender que aquela palavra é seu nome.

Os cães sabem reconhecer seus próprios nomes?

Os cães sabem reconhecer seus próprios nomes?

Por que as vezes eles respondem?

Eles respondem por que fazem uma assimilação daquele nome como algum tipo de coisas boas (atenção, carinho ou comida)

Na maioria das vezes, você chama seu cachorro é para se divertir, brincar um pouco, dar comida, passear ou simplesmente para ficar juntinho de você, ganhando seu carinho e sua atenção. Devido a isso que ele sempre vem correndo. Ele já associou a palavra (o nome dele) e a intonação de sua voz a coisas que ele gosta.

Quando você vê que seu cachorro fez algo errado e chama-o por seu nome, ele corre em sua direção? Acredito eu que não.

Neste caso, os cães não aparecem por conta de sua entonação. Apesar de assimilar o nome a coisas boas, se você mudar seu tom de voz, expressando agressividade, ele irá se esconder. Ele sabe que não vai vir uma coisa boa.

Para o cachorro, é como se ao ouvir seu nome ele entendesse: “Sempre que escuto esse som, a pessoa que está fazendo isso deve estar focada em mim. Algo está prestes a acontecer”.

Contudo, pode ser que seu cão seja parte da maioria dos outros que não conhecem seu próprio nome. O segredo está em seu tom de voz.