Papilomatose Bovina

Papilomatose BovinaA papilomatose bovina é uma doença infecto contagiosa caracterizada por lesões na pele do animal. Também conhecida como verruga, figueira, verrucose, pode ser contraída em ambientes contaminados, como cercas, bebedouros etc.

A papilomatose atinge gados de diferentes raças e faixas etárias, sendo que vem causando grandes prejuízos econômicos aos produtores rurais, sobretudo por conta da desvalorização do couro e comprometimento da qualidade do leite, por conta de infecções.

A doença geralmente acomete os animais confinados em ambientes mais fechados, bem como animais mais novos.

As feridas podem evoluir para tumores malignos e ter os seus aspectos variados conforme o seu grau patológico e localização no corpo do animal, como nas mucosas, epidermes, pescoço, pênis etc.

A melhor prevenção contra a doença está no controle da aquisição de novos animais, sendo preciso isolá-los do restante do rebanho por um tempo, além de desinfetar baias e instrumentos que possam ser utilizados.

A cirurgia é uma das opções mais comuns de tratamento, sendo que consiste na retirada das verrugas. Outro tratamento é a vacina autógena, que pode estimular a imunidade e fazer com que a chaga desapareça. Há ainda medicamentes externos, como cremes específicos.

De qualquer forma é o médico veterinário é quem irá avaliar o caminho para a cura, prescrevendo medicamentos conforme cada caso.

 

Em casos de cirurgias para o tratamento da doença o profissional deve estar atualizado na área. Saiba mais.

Fonte: Sante

FONTE: Revistaveterinaria.com.br/bovinos/

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *