O melhor site brasileiro sobre animais!

Pastor Alemão, um cão inteligente e obediente

0

Pastor Alemão é um cachorro extremamente corajoso, disciplinado, inteligente e fiel ao dono. Em alerta sempre, ele defende seu dono furiosamente a qualquer mísero sinal de perigo.

Sua morfologia de trotador lhe permite uma ótima e grande  mobilidade e facilita os esforços prolongados.

O cachorro Pastor Alemão é possui uma habilidade de faro simplesmente excelente, passou a ser o chefe na arte do rastreamento, tanto para localizar um criminoso ou uma criança que se encontra perdida, como para descobrir alguns miligramas de drogas no fundo de uma sacola. A sua reputação como cão policial se consolidou de maneira indiscutível.

Confira abaixo tudo sobre este cão incrível.

Pastor Alemão, um cão inteligente e obediente

Pastor Alemão, um cão inteligente e obediente

Pastor Alemão infelizmente herdou uma imagem de raça agressiva, embora seja muito brilhante no papel pacífico de salvador na montanha.

Pode-se, sem problema algum, confiar a ele a guarda de um rebanho inteiro.

Ele deve ser esperto, ter temperamento firme e bem equilibrado. Necessita de um dono capaz de fazê-lo obedecer. De um modo geral seu adestramento é muito fácil.

O adestramento define todo o comportamento do animal em sua vida, podendo ser tanto para o melhor quanto para o pior.

Dito isso, após o estágio com um adestrador profissional, ele pode se tornar uma temível e perigosa arma de ataque e de defesa que somente o dono conseguirá controlar. Mas ele pode também se tornar um cachorro muito afetuoso com a família toda, paciente com crianças (com as quais se mostra em geral extremamente protetor) e doce.

O animal deve sem dúvidas ser comprado de um criador, que dará todas as informações necessárias a respeito dos pais e a respeito do temperamento dele.

Em uma ninhada, nunca escolha um filhote que pareça mais medroso ou excitado que os outros, pois esses traços poderão ser fonte de dificuldades e problemas.

Também é preciso que se obtenha laudos (informações) sobre o controle de Displasia Coxofemoral dos pais da ninhada (está é uma doença muito grave que acomete as articulações dos quadris, e é bem frequente nessa raça). Um veterinário pode orientá-lo de maneira adequada antes de adquirir um filhote.

Pastor Alemão, um cão inteligente e obediente

Cuidados e Bem Estar

Criados originalmente para cuidar de rebanhos durante o dia inteiro, os Pastores Alemães são cães de ação. Eles tem energia de sobra e precisam gastá-la com exercícios frequentes e diários.

Se você deixá-lo sozinho por longos períodos sem exercício adequado, ele apresentará problemas. Tédio e inatividade levam a sérios problemas de comportamento (escavação, mastigação e latidos bem altos).

Ele necessita desesperadamente de exercícios para seu corpo (brincadeiras, corridas e jogos) e sua mente (exercícios de treinamento como obediência).

Pastores Alemães amam mastigar, e suas mandíbulas fortes e poderosas podem destruir a maioria dos materiais. Tenha cuidado para ele não pegar coisas erradas, ou ele pode danificar seus dentes ou engolir algo que pode levar a problemas muito mais sérios como sufocamento.

Salve seu cachorro, e seus queridos pertences, dando-lhe brinquedos para mastigar e ossos (ossos de brinquedo) para que ele possa se entreter quando você não estiver brincando com ele.

Certifique-se que ele tenha os brinquedos apropriados para a mastigação, pois alguns retiram o acúmulo de tártaro, especialmente sobre os molares posteriores. Escove os dentes dele com uma escova de dentes macia e pasta de dentes apropriada para cães.

A raça perde pelo durante todo o ano de maneira muito exagerada e sua pelagem muda duas vezes por ano. Não existe solução nenhuma para essa queda de pelos, simplesmente aceite.

Porem, a escovação de duas a três vezes por semana vai ajudar bastante. O uso de um aspirador de pó pode ser uma ideia muito boa.

Pastor Alemão, um cão inteligente e obediente

Banhar o cachorro com muita frequência retira óleos que o mantêm saudável do pelo, então, banho apenas se seu cão precisar muito. O Pastor Alemão tende a ser bastante limpo e inodoro.

Suas unhas devem ser aparadas uma vez por mês, e os ouvidos conferidos uma vez por semana.

Veja se seu ouvido possui sujeira, vermelhidão, ou um mau odor que pode indicar uma infecção. Limpe-o semanalmente com uma bola de algodão levemente umedecida com um produto suave e de pH equilibrado.

Em quanto a alimentação seja cuidadoso em não deixar comida sobrando na vasilha dele. Isso pode resultar em doenças como a obesidade.

Sua aparência

Sua cabeça cuneiforme, com a testa levemente protuberante, é iluminada por olhos bem amendoados e muito escuros, com a expressão extremamente alerta.

As orelhas são pontudas e ereta, apontando para o alto; elas ficam caídas até o quarto ou sexto mês quando filhotes. O stop, oblíquo e um levemente acentuado, se prolonga pelo focinho em forma de cunha, robusto e longo, com os lábios secos e fechados, escondendo a dentição em forma de tesoura.

Com pescoço musculoso e bem robusto, seu peito profundo, seu dorso firme, reto e inclinado para trás, o ventre pouco erguido e os quadris sólidos e largos, o Pastor Alemão tem uma silhueta extremamente harmoniosa.

Seus membros anteriores devem ser bem retos em qualquer ângulo de visão. Os posteriores, sempre paralelos, são inclinados para trás. As patas fortes e as unhas, sólidas.

Bem planado sobre os robustos membros, esse pastor tem uma garupa longa, que se prolonga por uma bela cauda cerrada, densa, levemente mantida em curva e descendente até os jarretes.

Pelagem do Pastor Alemão

Possuem um pelo duplo e uma capa interna. O pelo de cobertura, extremamente cerrado, é reto, bem assentado e áspero. O pelo é curto na cabeça e sobre a face anterior dos membros. Ele é mais longo e abundante no pescoço e forma culotes na parte traseira das coxas.

Ele pode ser preta, com marcas marrom-amarelada ou marrom-caju, chegando até cinza-claro, ou ela é preta ou cinza uniforme, com o cinza sombreado, a cor de carvão.

Filhotes

Pastor Alemão, um cão inteligente e obediente

Ao adquirir um filhote de Pastor Alemão, alguns cuidados devem ser observados com cuidado e muita atenção. Cerifique-se do tempo em que a mãe foi separada de seus filhotes, que deve ser entre 50 e 55 dias de vida.

Nesta fase, a mamãe tem o papel extremamente importante de iniciar a educação de seus filhos. É comum observar a mãe repreendendo o filhote com mordidas leves na região do pescoço. A interação entre os filhotes também é muito grande.

Tenha em mente que o filhote ainda estão em desenvolvimento. Respeite seu descanso, pois todo filhote precisa dormir bastante tempo.

Evite ao máximo cansa-lo exageradamente quando filhote. Pode demorar dias para que o filhote acostume-se com a casa. Neste tempo, faça com que ele se sinta a vontade, evitando brincadeiras violentas ou sustos.

A higiene diária do o recipiente de água e ração é necessária, para evitar o acumulo de sujeira e proliferação de bactérias que podem causar problemas. Escove seus pelos de 1 a 3 vezes por semana (a escovação é saudável para o cachorro e diminui a queda dos pelos pela casa).

Sirva as refeições conforme a orientação do veterinário ou criador (pequenas porções sendo dadas ao longo do dia e com o passar dos meses diminuindo a quantidade de porções e aumentando a quantidade de ração até chegar na porção definitiva da fase adulta).

Vermifugue e vacine também conforme a orientação veterinária.

Deixe fios elétricos, objetos pequenos que podem ser engolidos e objetos perigosos cortantes e perfurantes longe do alcance do filhote.

Deixa longe também produtos de limpeza, venenos, remédio, material para construção, plantas venenosas e adubo para plantas, alimentos que não sejam feitos para cachorro, sacos plásticos, sapatos e outros objetos que o filhote pode estragar.

Evite que o cachorro fique subindo e descendo escadas (mesmo quando adulto). Isso pode causar problemas em suas articulações.

Socialize o filhote colocando-o num jardim de infância para cachorros. A interação com outros cães e pessoas vai ajuda-lo a ser mais amigável com outros animais e pessoas.

Preço

 Seu preço varia de R$ 1.500 a R$ 5.000