Pneumonia bovina

0

Pneumonia bovinaO período de inverno traz alguns perigos para a saúde bovina, como a possibilidade de diversas doenças pulmonares. Isso ocorre principalmente se o produtor não levar em consideração os critérios rígidos de bem estar, manejo, dieta e proteção imunológica.

A pneumonia bovina, por exemplo, é um empecilho verificado em muitas criações pelo mundo, atingindo tanto animais jovens quanto adultos, trazendo enormes prejuízos financeiros aos criadores.

Essa enfermidade pode ser causada por diferentes microrganismos, sendo o vírus e a bactéria os mais comuns, principalmente em ambientes mais úmidos, frios e fechados.

O sintoma mais comum é apresentado por meio das secreções nasais, como resultado destes agentes nos pulmões, além de cansaços excessivos, respiração ofegante, emagrecimento e queda da produtividade dos animais. A transmissão pode ocorrer por via área e através do contato com as secreções de outros animais.

A linha de tratamento mais utilizada é à base de antibióticos e anti-inflamatórios, com bons resultados. Entretanto tais medicamentos somente podem ser prescritos por médicos veterinários.

Podemos citar que a higienização e cuidados diários com o manejo nutricional fazem toda diferença no tratamento e prevenção da doença.

Não perca a produtividade de seu rebanho por influência dessa e outras enfermidades. Saiba agir e garanta o melhor bem-estar ao seu animal.

Confira algumas dicas de cuidados que podem ser aplicados e administrados por você criador e médico veterinário. Clique aqui.

Fonte: Equipe Revista Veterinária

Atualizado em: 12 de junho de 2017

FONTE: Revistaveterinaria.com.br/bovinos/

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.