Pode dar leite para gato filhote?

0

É comum algumas pessoas acharem que devem dar leite para os gatos, sejam eles filhotes ou adultos. Apesar de ser um hábito em algumas residências, isso pode ser um grande problema para o pet.

Pode dar leite para gato filhote?

Oferecer leite de vaca, cabra ou de qualquer outro animal para os gatos é um erro enorme! Os gatinhos só devem se alimentar de leite quando filhotes e ele não pode ser qualquer um, precisa ser de gata! Na ausência da mãe do pet, o indicado é buscar por uma “ama de leite” felina ou oferecer leites industrializados feitos especialmente para cada animalzinho. Somente o leite da gata é capaz de oferecer ao gatinho todos os nutrientes necessários e principalmente os anticorpos capazes de estimular um sistema imunológico realmente eficaz no combate de doenças típicas da espécie.

Pode dar leite para gato filhote?

Por que não pode dar leite para gato filhote?

Como dito antes, nem filhotes e nem adultos devem tomar leite de outros animais. Assim como acontece com os humanos, com o passar dos meses, os gatinhos deixam de produzir a lactase, enzima responsável pela “quebra” da lactose. Isso faz com que a lactose não seja bem digerida, causando desconforto, excesso de gases intestinais e quadros de diarreia. A diarreia, principalmente em filhotes, é algo bastante preocupante, pois causa rápida desidratação e se não identificada a tempo, pode ocasionar a morte do pet em pouco tempo.

Além disso, o leite de espécies diferentes possuem teores variados de gorduras, proteínas e vitaminas, podendo causar alguns desequilíbrios dependendo das necessidades nutricionais de cada um. Lembre-se: gatos devem se alimentar exclusivamente de ração seca e/ ou úmida e não precisam receber leite ou qualquer outro tipo de alimento extra.

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.