Por que a castração é tão importante?

A castração é tão importante que podemos considerar uma verdadeira prova de amor do tutos com o seu pet, já que previne doenças, torna o animal mais tranquilo, aumenta o tempo de vida e ajuda na diminuição do número de animais abandonados.

>> Saiba tudo sobre a castração de pets aqui.

Conforme apontado pelo site Tudo Sobre Cachorros, cada animal que não é castrado pode gerar 80.399.780 animais em 10 anos! Considerando a quantidade de animais que já temos em todas as ONGs espalhadas pelo país e que encontram tanta dificuldade na hora de serem adotados, definitivamente não precisamos de mais alguns milhares para passarem pelo mesmo sofrimento. Se não pelo seu animal, pense no bem-estar de todos que podem ainda não ter nascido!

Por que a castração é tão importante?

O ideal é que o procedimento seja feito enquanto o animal ainda é filhote, já que a recuperação é muito mais tranquila e com poucos efeitos colaterais. No caso das fêmeas, a castração antes do primeiro cio diminui para apenas 0,5% as chances de desenvolver qualquer tumor de mama. Além disso, o risco também fica menor de contrair qualquer tipo de doença no sistema reprodutor.

Castração é tão importante

Além dos benefícios em relação à saúde, a melhora comportamental é visível. Os animais passam a ser mais tranquilos, convivendo melhor com outros pets e sem a mesma necessidade de demarcar os territórios. Quem tem mais do que um cachorro macho, sabe que é bastante difícil a convivência pacífica sem a castração, já que as brigas para mostrar quem é o verdadeiro “dono do pedaço” podem ser bastante frequentes.

Alguns mitos ainda fazem com que pais de cachorros e gatos sintam medo na hora de castrarem seus pets. Como, por exemplo:

Assuntos que serão tratados nesse post!:

Fêmea em depressão

– “Minha fêmea poderá desenvolver um quadro de depressão por não ter tido filhotes?”

Não. A castração, inclusive, diminui a probabilidade de gravidez psicológica ou de depressão após ter cria e os filhotes forem adotados.

Castração é tão importante 2

Riscos da cirurgia

– “A cirurgia oferece muitos riscos de vida ao meu animal?”

O médico veterinário fará alguns exames antes de operar o seu pet para saber se a saúde está bem e se a cirurgia pode ser feita sem nenhum problema. Além disso, é bastante tranquila e segura na grande maioria dos casos.

Personalidade

– “Não vai tirar a personalidade do meu cachorro?”

Não. A castração apenas o deixará mais tranquilo, por diminuir a quantidade hormonal. Mas isso não afeta em nada a personalidade do seu cachorro, que continuará amoroso e super brincalhão!

A castração é um ato de respeito com o seu animal, trazendo apenas benefícios para a saúde e convívio dele em sociedade. Não deixe de fazer esse bem!

Por que a castração é tão importante?

FONTE: PETLOVE

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *