Por que o adestramento é importante?

Minha avó dizia para a minha mãe: “Educação vem do berço, nunca tirei um enfeite do lugar, ensinei aos meus netos não mexerem onde não deve ser mexido”. O adestramento é a educação que oferecemos para nossos animais. Graças a repetição de estímulos, sinais e comportamentos conseguimos estabelecer a comunicação, tanto entre pessoas como entre animais ou entre pessoas e animais ou animais de espécies diferentes. Quando nos dedicamos a ensinar um comportamento novo para uma criança ou um animal estamos passando um tempo de qualidade em grupo, facilitando a convivência. O adestramento por reforço positivo de um animal é como se ensinássemos um novo idioma para ele: “Isso mesmo Totó, colocar o bumbum no chão significa Sentar”.

Muitos animais são abandonados porque a família não consegue conviver com algumas “manias” do bicho. Mal sabem essas famílias que essas “manias” são desenvolvidas por eles por não saberem o que é esperado deles em certas situações: “Nossa, minha mãe chegou, vou pular de felicidade, fazer xixi porque ela abaixa e faz carinho em mim, não entendo por que ela grita tanto enquanto faz carinho, mas ela deve estar gostando e com tanta saudade de mim quanto estou dela, pular, pular, pular”.  Se a família guardiã se empenhasse em ensinar, e também fazer um programa de adestramento com reforço positivo, mostrando o que é aceitável para que um cão conviva em uma sociedade humana, o animal teria se adequado e viveria em paz: “Querido Totó, entendo que você está emocionado, também estou com saudade de você, mas só farei carinho se você sentar” e ele olharia com o coração batendo forte e sentaria pensando: “Mamãe, que bom que está de volta, senti sua falta, olha só eu sentei, faz carinho em mim?”

É comum eu ouvir: “Já tentei de tudo” e quando eu ofereço uma alternativa dizem: “Não vai dar certo”, é triste quando isso acontece, pois são famílias presas dentro de conceitos antigos de convivência com animais. É fato que existem animais mais fáceis e outros mais difíceis para entenderem o que é esperado deles, mas também é fato que a insistência da família humana é a chave para o sucesso da comunicação e do adestramento.

Por que o adestramento é importante?

Já vi famílias que acham que o animal nasce sabendo o que é certo, ou que acreditam que a educação é um passe de mágica. É muito triste ver os animais dessas famílias que normalmente são renegados ao isolamento social por “não se adaptarem”. Na verdade as adaptações de uma criança, um animal ou um estudante estrangeiro são muito semelhantes. Em todos os casos precisamos de um tutor mais experiente para ensinar alguns costumes aceitáveis na nossa sociedade ou mesmo o nosso idioma. O adestramento é justamente isso, é “pegarmos na mão” e ensinarmos algo novo. Mas o treino de um animal vai além, quando fazemos essa interação de coração aberto também aprendemos muito das necessidades de cada indivíduo, é uma via de mão dupla que se abre.

Cada vez que passamos esse tempo valioso com nossos animais criamos intimidade com eles. É claro que nosso tempo diário para o adestramento é curto e dividimos nossa atenção em milhares de assuntos; filhos, trabalho, contas, lazer… Por isso o tempo que passamos em cada um desses momentos deve ser de qualidade, começar animado, estimular uma interação muito positiva e acabar enquanto está tudo bem de uma forma muito agradável tanto para nós quanto para o animal (filho, namorado, esposa…) e depois recomeçarmos mais tarde mais um tempo juntos melhor quanto o anterior. Devemos lembrar que somos responsáveis por momentos bons e é tudo uma questão de investimento de tempo e força de vontade. Vale mais a pena poucos momentos positivos durante o dia mostrando o que é gostoso de fazer juntos do que insistir em um grande tempo forçado “ensinando” o que não deve ser feito.

A paz e a tranquilidade dos relacionamentos interpessoais está em nossas mãos. É nosso dever de adultos responsáveis mostrar aos nossos filhos e animais que a convivência deve ser baseada em respeito mútuo e carinho.

Gostou do post? Compartilhe com os seus amigos e familiares e mostre a importância do adestramento!

www.beanimal.com.br

Por que o adestramento é importante?

FONTE: PETLOVE

You May Also Like

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *