Por que os gatos tem medo de pepino?

0

Em 2015 surgiu um meme em que um pepino era jogado próximo ao gato, e o mesmo dava saltos gigantes, por conta do susto. A situação é bem desesperadora e apesar do sucesso ter sido mundial, a prática não é nada legal para os bichanos e pode ter consequências bem negativas na sua saúde.

John Bradshaw, especialista no comportamento dos gatos, pela Universidade de Bristol, e autor do livro “Cat sense” diz que a prática é desprezível e que as pessoas que fazem esse tipo de “piada” devem ter sua humanidade questionada. Apesar de muitas pessoas acharem a situação engraçada, para os gatinhos isso está longe de ser algo divertido. Afinal, ninguém gosta de levar um susto aleatoriamente, certo?

Por que os gatos tem medo de pepino?

Por que os gatos tem medo de pepino?

Além de ser algo bem estressante, essa “brincadeira” pode causar diversos comportamentos nada bons para os bichanos. Devido ao susto, os gatinhos podem se sentir vulneráveis e ficarem acuados, outros irão responder com um comportamento agressivo como meio de defesa.

O possível susto acontece porque os gatos nunca deixam seu instinto caçador de lado, exceto na hora na hora de se alimentar. Na maioria dos vídeos, um pepino é colocado próximo a comida dos gatos, e isso pode desencadear um trauma com o local, fazendo-o evitar o lugar ou deixando de se alimentar naquele potinho. A área onde ficam os potinhos de comida, são sagradas para os gatos, eles consideram um local muito tranquilo.

Devido a essa distração, quando o pepino é jogado próximo a eles, o susto é iminente. Isso aconteceria com qualquer objeto, por exemplo, com um sapato. Por conta do susto, alguns gatos podem entrar em um stress prolongado. E isso não é algo que será benéfico para a saúde dele, podendo desencadear diversos problemas. Como fragilidade no coração, agressividade e até mesmo a queda dos pelos. Além dos sustos serem completamente estressantes, a “brincadeira” pode acabar em um acidente bem feio para o gatinho e/ou acabar com algum item na sua casa quebrado.

Segundo o PEA (Projeto Esperança Animal), há relatos na internet de que gatos morreram ao levar sustos repentinos, na mesma proporção que o do meme. Porém, esta informação não é confirmada por especialistas. Mas não vale arriscar, né?

Brincadeiras saudáveis

Entreter um gatinho pode ser um desafio para os pais, mas com muita criatividade e paciência pode ser uma experiência bem divertida. Brincadeiras que estimulam o lado caçador é essencial para o bem estar dos gatos, deixando-os mais ativos, ainda mais se ele não for do tipo que não sai de casa para dar suas voltinhas. Mas, a brincadeira deve ser sensata e saudável, sem deixá-lo estressado em momento algum. Separamos algumas dicas de brincadeiras saudáveis e criativas, confira:

  • Brincar de caça-ração: uma brincadeira simples e que irá distrair o seu gatinho por um tempo. Separe pequenas porções de ração e espalhe pela casa, sempre com algum brinquedo para servir como dica. Os gatos adoram descobrir coisas, e com certeza vão adorar encontrar um pouquinho de ração em algum cantinho da casa.
  • Varinhas: com alguns brinquedos não tem erro! Os gatinhos são muito instintivos e adoram brinquedos que instigam seu lado caçador. Como por exemplo, varinhas com barbantes e com algum item na ponta, como fitilhos ou algum outro brinquedinho atrativo.
  • Bolinhas: Bolinhas de borracha ou até mesmo bolinhas feitas de papel amassado fazem sucesso com os gatinhos, eles adoram. Algumas bolinhas possuem um tipo de gizo, e deixam a brincadeira mais atrativa para os gatinhos, por conta do barulho. Com as bolinhas de papel alguns cuidados devem ser tomados, elas devem ser maiores que a boca do gato para evitar acidentes e a brincadeira deve ser acompanhada pelos pais.
  • Caixas: aqui pode ser qualquer tipo de caixa, desde simples caixas de sapato ou qualquer outra de papelão. Vale esconder petiscos, pendurar algum brinquedinho ou simplesmente deixar a caixa vazia. Essa brincadeira é a preferida dos gatinhos, experimente.

Se você ama o seu gatinho, não faça essa ou outras brincadeiras que o ridicularizam. Com essas dicas incríveis, não há necessidade de fazer o meme viralizar ainda mais, certo? Agora conta pra gente qual brincadeira o seu gatinho mais gosta. Vamos adorar saber!

Por que os gatos tem medo de pepino?

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.