Por que seu gato anda ou fica de costas?

0

Você está lendo silenciosamente no sofá ou descansando na sua cama quando de repente seu gato pula de surpresa nas costas ou no estômago. E como sempre, você leva um bom susto.

Mas por que ele anda ou sobe em cima de mim?  Você percebe que este é o seu corpo ou o considera um objeto inanimado?

Existem várias explicações que podem dar sentido a esse comportamento.

Neste artigo, explico alguns desses motivos:

1. Você está no caminho

Não pense que seu gato quer mostrar seu “poder” sobre você. De fato,  seu gato já sabe quem é o dono da casa  (ou seja, ele). E ele sabe que você também sabe e nada tem para lhe mostrar.

De fato, se seu gato parece gostar de andar em cima de você, é simplesmente porque  você está a caminho . De fato, se você precisar ir do ponto A ao ponto B e a rota mais curta passar por você, você não hesitará por um segundo em “atravessar”.

E, é claro, não peça ao seu gato para saber o que é educado  e não pisar nas pessoas!

gato não me deixa em paz

Instagram:@ petr.mach.petrmach

2. Quer chamar sua atenção

Você deve ter notado que seu gato anda ou fica em cima de você em  determinados momentos do dia . Por exemplo, quando você se deita no sofá após uma boa refeição, quando fica debaixo dos lençóis após um dia cansativo ou quando são três da manhã. Basicamente,  seu gato requer sua atenção e exige isso agora.

Ele olha nos seus olhos. imóvel a maior parte do tempo , como se estivesse em transe. Isso significa que ele está tentando chamar sua atenção para receber um abraço, comida ou qualquer outra coisa. E ele sabe que esse momento é o mais apropriado do dia , você não pode ignorá-lo!

gato é colocado nas minhas costas

Instagram:@paya7

3. É um gatinho ainda

Se o seu animal de estimação é um bebê, é normal pisar em você. De fato, todos os gatinhos passam por uma  fase exploratória  durante a qual precisam descobrir seus arredores.

Uma vez adultos, eles se tornam menos curiosos. Mas eles ainda podem entrar  em qualquer coisa , inclusive você.

Os gatinhos também precisam se aquecer e buscar instintivamente sua segurança para mantê-los seguros. Gatos domésticos mantêm seus instintos de gatinho, e isso significa que estão procurando o lugar mais seguro da casa: seus “pais gatos” . O calor do seu corpo dá ao seu gato a segurança que ele procura.

4. Ele gosta de estar com você

Outra explicação para essa estranha mania que seu gato pisar em você é que ele simplesmente gosta do seu contato. De fato, como um gatinho, ele aprendeu que dormir juntos era uma coisa agradável.

Portanto, colocando-se em você, mesmo em um lençol ou edredom, você sabe que pode descansar alguns momentos em uma  superfície macia e quente .

 

gato não decola

Instagram:@tommythecatchou

5. O gato gosta de amassar

O ato de caminhar sobre você pode estar intimamente relacionado à necessidade de amassar, muitas vezes desde que são gatinhos até a idade adulta.

Embora eu não saiba que você pode ter certeza, muitos especialistas acreditam que o gato amassou lembrando o que sua mãe fez.

Como as almofadas das patas do seu gato contêm glândulas aromáticas, a amassadeira emite seu próprio aroma distintivo, de maneira sutil, indicando que esse é o seu próprio lugar, ou seja, quando o gato o pisoteia, ele não apenas parece Um lugar confortável para dormir, que reivindica seu território

gato não decola

Instagram:@ saltandpepperthecats

Como posso impedir que meu gato fique em cima de mim?

Se você não se sentir confortável em ser uma cama para o seu gato, existem algumas maneiras de fazê-lo parar, ou pelo menos reduzir sua frequência.

Uma maneira de reduzir esse comportamento é remover delicadamente o seu gatinho do local indesejado e colocá-lo ao seu lado ou até no chão. Você nunca deve gritar com seu gato ou puni-lo; Tente ser paciente, gentil e persistente.

Você também pode desviar a atenção deles, fornecendo uma cama de gato na qual se sinta confortável.

Pessoalmente, considero um sinal de confiança e carinho que minha gata se sinta confortável o suficiente para pisar em mim, embora isso às vezes signifique que ela também mente em mim. Paciência, você saberá com ele que seu gato te ama.

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.