Quantos anos vive um gato?

0

Quando alguém decide adotar um gatinho, é muito comum que surjam dúvidas sobre como cuidar do pet e quanto tempo ele poderá viver. Verdade é que com os avanços da medicina veterinária e do mercado voltado para animais de estimação, nossos filhos de quatro patas estão vivendo muito mais e melhor do que acontecia em décadas passadas, por exemplo.

Quantos anos vive um gato?

A vida dos gatos mudou

Se pensarmos como nossos gatinhos viviam há 10 ou 20 anos, é possível notar que houveram mudanças muito significativas. Antes, a maioria dos gatos domésticos ainda tinha acesso às ruas. O conceito “vida livre” era sinônimo de bem-estar e liberdade, mas hoje, por sorte, enxergamos isso de outra maneira.

Quantos anos vive um gato?

Restritos à vida em nossas residências, os gatos deixam de estar sujeitos às brigas, a ataques de cães, atropelamentos e até aos maus tratos. A falta de informação a respeito da espécie e o preconceito que algumas pessoas ainda possuem faz com que os gatos sofram demais quando estão nas ruas e isso diminui drasticamente as suas vidas.

Estima-se que um gato em situação de rua e/ ou que tenha vida livre viva, em média, apenas três anos.  

Quantos anos vive um gato?

Como dar vida longa ao seu gato

Muitos especialistas em felinos defendem que se oferecermos alimentos de qualidade e bem-estar aos nossos gatos, já é meio caminho andado para uma vida longa e plena. Os gatos, por natureza, costumam ser seres mais estressados e desconfiados, por isso a qualidade de vida é tão importante para a saúde deles. Um ambiente com muito barulho, cheio de outros animais e sem enriquecimento ambiental pode, sim, diminuir a expectativa desses animais tão fascinantes.

A introdução de ração úmida além da seca também vem sendo defendida como um fator importante na prevenção de problemas no trato urinário (que em alguns casos pode resultar em óbito). Os nossos bichanos normalmente não bebem água com tanta frequência e, por isso, são mais propensos às doenças renais, por exemplo.

Manter a vermifugação e a vacinação em dia também são fundamentais. Aqui, vale lembrar que o protocolo de vacinação dos gatos pode variar bastante de acordo com a forma como vivem, se convivem com outros pets, se o tutor tem contato com outros animais, sua idade etc. Converse com o médico veterinário do seu filho peludo para saber qual o melhor esquema vacinal para ele.

Brincar é preciso

Quantos anos vive um gato?

Por mais que seu gatinho seja do tipo mais sedentário e parado, os gatos têm um instinto de caça muito forte e precisam deste tipo de estímulo. O ideal é que sempre depois de uma boa brincadeira, ele receba petiscos ou a própria ração, pois é assim que eles se sentem recompensados e cada vez mais estimulados a brincar com seus tutores.

A atividade, além de tudo, faz com que gastem energia e queimem calorias, evitando que ganhem peso – um problema cada vez mais comum nos pets que são criados na cidade grande.

Quantos anos vive um gato?

Agora que você sabe como fazer com que seu pet tenha vida longa, vem a boa notícia: os gatos possuem um expectativa de vida relativamente alta quando comparados com outros animais de estimação. Existem relatos de gatos que ultrapassaram mais de três décadas!

Fatores genéticos podem influenciar o tempo de vida do seu gato, mas isso não é algo determinante. É possível vermos vários casos de irmãos de ninhada que têm o tempo de vida bastante diferente de acordo com a maneira como foram criados. A subjetividade de cada um também não pode ser ignorada. Cada indivíduo tem suas próprias características e pode ser que um deles seja mais suscetível a determinadas doenças.

Quantos anos vive um gato?

Os gatos que possuem a vida restrita, dentro de suas casas, costumam atingir com facilidade os 20 anos de idade. Enquanto gatinhos que podem “passear pelo bairro”, como dito no início do texto,  costumam não chegar nem aos cinco anos.

Gatos sem raça definida e mestiços, por algum motivo, tendem a ser mais resistentes e viver por mais tempo, mas isso não é uma regra. Algumas raças, como os persas – que passaram por diversos cruzamentos consanguíneos – chegam, normalmente, aos 13 anos.

Faça check-ups anuais em seu gatinho. Isso certamente o ajudará a descobrir possíveis problemas precocemente.

Quantos anos vive um gato?

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.