Quatro pilares essenciais na criação de bezerros

0

Quatro pilares essenciais na criação de bezerrosÉ cada vez mais crescente o número de produtores de gado que buscam investir em tecnologias de reprodução bovina, com o objetivo de promover ganhos de qualidade em seus animais. No entanto, de nada valerá se os cuidados básicos com estes bezerros não forem levados a sério.

Dentre os 4 itens mais importantes na criação de bezerros estão:

 1°: A ingestão do colostro, sem ele o animal ficará vulnerável a múltiplas doenças, por conta da falta de fortalecimento do sistema imunológico. É, portanto, uma barreira contra agentes externos.

2°: Condições das instalações, ter uma estrutura adequada para os bezerros é essencial para a saúde e qualidade de vida destes animais. Tais instalações devem ter proteção contra estresse térmico, tamanhos confortáveis e individuais.

3°: Sanidade, um aspecto muito importante já que é comum o surgimento de doenças neste período, tais como respiratórios, diarreias, dentre outros. Um bom programa de vacinação e controle pode ajudar.

4°: Dieta balanceada, sendo indicada por um profissional qualificado, pode fazer a diferença no desempenho destes animais, bem como a orientação correta da alimentação no período da desmana.

Estes são os quatro pilares básicos de uma criação de bezerros de sucesso. Se aprofundar em cada uma delas, por meio de cursos e informações, deve ser o objetivo de todos os produtores que almejam alcançar bons resultados.

 

Com o auxilio de equipamentos a criação de bezerros torna-se prática e eficiente. Clique e confira.

Fonte: Calbos – Saúde Animal

FONTE: Revistaveterinaria.com.br/bovinos/

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.