Sinais para saber se a sua gata está grávida

Se você tem uma gata e permite que ela fique perto de gatos machos, é muito provável que ela engravide em algum momento.

Os gatos engravidam com facilidade, portanto, se você não quer que novos gatinhos preencham sua casa, você pode fazer duas coisas: esterilizar ou mantê-la em casa, afastada de outros gatos.

No entanto, acidentes acontecem, e se ela fugir um dia, poderá muito bem voltar como futura mãe.

Você também pode estar interessado em ler o artigo:

O período de gestação da gata e seu primeiro cio

Os gatos são muito prolíficos. Uma gata que não é esterilizado e que sai frequentemente pode engravidar em um único encontro com um gato macho.

Gatos pela primeira vez têm seu primeiro cio por volta dos 6 meses de idade, mas pode acontecer que um gatinho tenha seu primeiro ciclo com apenas 4 meses. Raças orientais, como Siameses e Birmaneses, entram em cio por volta de 5 meses, enquanto raças maiores, de pelos compridos, como persas e Maine Coons, têm em cerca de 10 meses de idade.

A gravidez de um gato dura nove semanas ou cerca de 63 dias. Nas primeiras semanas iniciais, não há grandes mudanças externas. No entanto, quando as alterações começarem, você as notará e isso geralmente ocorre em torno de três semanas de gravidez.

Sinais para saber se a sua gata está grávida

Sintomas de que sua gata esta gravida

1. Mudança na cor do mamilo

Aproximadamente cm 3 semanas de gravidez do seu gato, os mamilos vão escurecer e aumentar. Conhecido como “rosa” pelos veterinários, este é um sintoma normal da gravidez. Você também pode notar o fluxo leitoso dos mamilos, embora os gatos só comecem a produzir leite após o parto.

2. Possíveis vômitos matinais

Se a sua gata começar a vomitar com bastante frequência, é muito possível que esteja grávida. Os gatos podem ter enjôos matinais como os humanos.

Embora nem todos os gatos tenham enjoos matinais e vômitos, monitore cuidadosamente sua saúde durante a gravidez e acompanhe os sintomas comuns e incomuns. Notifique o veterinário se o vômito for excessivo ou se ela pareça doente.

3. Abdômen ou barriga inchados

Em cerca de 30 dias, sua gata grávida começará a apresentar um abdômen inchado e arredondado; no entanto, sua barriga nem sempre é vista com facilidade, especialmente se ela estiver acima do peso.

4. Seus ciclos de cio param

Se você tem um gato que não é castrado, provavelmente sabe como são os ciclos de cio dela. Quando um gato está no cio, geralmente se torna mais afetuoso, faz barulhos que quase parecem estar sofrendo, rola muito no chão e parece estar procurando algo.

5. Aninhamento para preparar o parto

Durante as últimas duas semanas de gravidez, ela pode começar a preparar uma área para o parto. Isso é conhecido como “aninhamento”. Esse comportamento instintivo é que o gato procura um lugar tranquilo, onde se sinta seguro para dar à luz.

Além disso, ela pode demonstrar mais afeição do que o normal, ronronar com mais frequência e até mostrar instintos maternos.

6. A gata se torna mais carinhosa

Os gatos também sofrem alterações de humor durante a gravidez, mas, no caso deles, sentem-se mais afetuosos. Durante a gravidez, os gatos buscam amor e atenção.

7. Eles sentem mais fome que o habitual

Esse é outro efeito colateral que pode ser fácil perder. Quando as gatas estão grávidas, seu apetite aumenta, mas se seu gato já tiver um apetite grande, provavelmente você não notará.

Embora essas possam ser as características mais comuns das gatas grávidas, a maneira mais segura de descobrir é levá-las a um veterinário de confiança.

Durante a visita, o veterinário fará um raio-x ou ultra-som para determinar se ela está realmente grávida. Como o raio-x não detecta o esqueleto de um gatinho por pelo menos 40 a 45 dias, é possível realizar um ultrassom após 21 dias.

O raio-x permite ao médico ver quantos gatinhos existem no útero, enquanto o número é mais difícil de determinar com o ultrassom

O raio-x usa uma quantidade muito pequena de radiação, tornando-o geralmente seguro para a mãe e para o desenvolvimento de bebês.

Sinais para saber se a sua gata está grávida

Cuidados que sua gata grávida precisa. O que considerar

A gravidez de sua amiga felina é fisicamente e emocionalmente exigente; portanto, não a sobrecarregue com pressões desnecessárias; este é o momento em que seu gato deve estar livre de estresse e relaxado.

Aqui, indico três perguntas que você deve levar em consideração, como algo básico.

1. Enjoo matinal

Como indiquei, alguns gatos sentem enjoos matinais durante os estágios iniciais da gravidez, além de vômitos ou falta de apetite. Embora isso seja perfeitamente normal, faça um exame completo com seu veterinário, para garantir que tudo esteja indo bem.

O veterinário pode fornecer informações adicionais sobre quais sintomas são (ou não) normais e como tornar seu gato o mais confortável possível durante a gravidez.

2. Sinais de fadiga

A gravidez é fisicamente exigente devido às alterações que ocorrem em todo o corpo e ao aumento dos hormônios que percorrem seu sistema; portanto, seu gato pode mostrar sinais de fadiga.

Por exemplo, você pode fazer com que seu gato se sinta um pouco mais confortável criando um espaço aconchegante em sua casa. Providencie uma cama para ela e cobertores ou travesseiros para ela iniciar o processo de nidificação.

3. Nutrição da gata

Como qualquer mãe grávida no reino animal, seu gato precisará de nutrição de qualidade durante toda a gravidez. Precisará de comida adicional e uma dieta rica em calorias. Geralmente, uma gata grávida come aproximadamente 1,5 vezes mais que sua dieta habitual.

Portanto, não deixe de discutir as necessidades nutricionais do seu animal de estimação com o veterinário, que provavelmente recomendará que tipo de comida de gato comer (e com que frequência). Pode parecer óbvio, mas verifique se o seu gato tem água fresca suficiente disponível junto com a tigela de comida para garantir a hidratação ideal.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *