Tudo sobre arranhador para gatos: tipos, formatos e tamanhos

0

Quem tem um bichano, sabe: arranhador para gatos é um item essencial para se ter em casa. Se possível, até mais de um! Mas por que os gatos gostam tanto de arranhar? 

Importância dos arranhadores

Basicamente, os gatos arranham por três razões: para afiar as garras, para marcar território (porque, ao arranhar, ele deixa seu cheiro no objeto) e para se alongar. Se não oferecemos um objeto para o gato arranhar, ele provavelmente irá escolher seu sofá, seus móveis e demais objetos como locais para arranhar. Por isso os arranhadores para gatos são importantes.

Como escolher o arranhador ideal?

Existem muitos tipos de arranhador disponíveis hoje em dia. Mas antes de comprarmos um, é importante analisarmos qual a posição e tipo de tecido que seu gatinho mais gosta de arranhar. Se ele preferir arranhar objetos que estão de pé, escolha arranhadores verticais – e assim por diante. Outro ponto importante a ser analisado é o suporte que o arranhador dá ao seu gato na momento em que ele arranha, ou seja, se esse arranhador balançar enquanto o gatinho está arranhando, dificilmente o bichano voltará a usá-lo. Por isso, opte por produtos que sejam mais firmes ou que possam ser fixados no chão ou parede.

Tudo sobre arranhador para gatos: tipos, formatos e tamanhos

Tipos de arranhador

Os arranhadores podem ser feitos de diversos materiais com tamanhos e posições diferentes. Por isso, vamos dividir esse tópico em duas partes: material e posição.

Materiais:

  • Arranhadores de papelão: são arranhadores mais baratos, mas cumprem sua função perfeitamente. Isso porque o papelão é um dos materiais preferidos dos gatos (não é à toa que eles amam caixas!) e esse tipo de arranhador é ótimo para afiar as garras do bichano. Por isso, se você oferecer um arranhador de papelão ao seu gato, ele com certeza irá testá-lo na mesma hora!
arranhador de papelão

Arranhadores de papelão

Confira opções de arranhador de papelão aqui

  • Arranhadores de sisal: os arranhadores de sisal costumam dar bastante suporte ao gatinho, sendo uma vantagem enorme. Além disso, são mais resistentes que os de papelão – mas um pouco mais caros também.
Arranhadores de sisal

Arranhadores de sisal

Confira opções de arranhador de sisal aqui

  • Arranhadores de pelúcia: normalmente, vão além de arranhadores. A maioria dos arranhadores de pelúcia são verdadeiros playgrounds, ou seja, parques de diversão para os gatos. Além de servirem para arranhar, oferecem um local onde os gatos podem brincar (subindo e descendo, passando entre os buracos, pulando e escalando, etc) e, de quebra, dormir e descansar com conforto, já que são feitos de pelúcia.
Arranhadores de pelúcia

Arranhadores de pelúcia

Confira opções de arranhador de pelúcia aqui

Posição:

  • Horizontal: arranhadores para o gatinhos que gostam de arranhar na posição horizontal. Salve seus tapetes!
Arranhadores horizontais

Arranhadores horizontais

Confira opções de arranhadores horizontais aqui

  • Vertical: se seu gato adora arranhar sofás e demais objetos na vertical, esse arranhador é para ele!
Arranhadores verticais

Arranhadores verticais

Confira opções de arranhadores verticais aqui

  • Inclinados: também conhecidos como “rampa”. Os gatinhos costumam adorar os arranhadores inclinados, que fazem bastante sucesso entre os bichanos que preferem arranhar na posição vertical.
Arranhadores inclinados - "rampa"

Arranhadores inclinados – “rampa”

 Confira opções de arranhadores inclinados aqui

 Como fazer meu gato arranhar no lugar certo?

 A reação de muitos gatos ao se depararem com um arranhador é arranhar. A grande questão é fazer com que eles continuem arranhando ali e o mais importante: não arranhem mais nossos móveis! Confira algumas dicas:

  • Catnip: Use e abuse do catnip. Se seu gato gosta dessa erva, uma boa dica é colocar um pouco sobre o arranhador.
  • Posicione o arranhador no lugar do móvel que ele costuma arranhar: se ele arranha o braço do seu sofá, por exemplo, vale colocar um arranhador vertical em cada braço do sofá.
  • Recompensa: cada vez que ele arranhar no lugar certo, ofereça uma recompensa que ele goste de receber (petisco, carinho, brincadeira, etc). Cada vez que ele arranhar no lugar errado, coloque-o imediatamente no lugar onde ele deve passar a arranhar.
  • Torne os móveis menos atrativos: cubra os lugares onde não quer que ele arranhe com algum material que ele não goste ou não tenha vontade de arranhar, como mantas e fitas adesivas dupla face (ele com certeza irá detestar que suas garras fiquem “grudadas” ali).

Para finalizar, que tal modelos de arranhadores que, além de funcionais, enfeitam a nossa casa? Veja algumas opções:

arranhador bonito

 

Confira esse modelo clicando aqui

arranhador de pelúcia

Confira esse modelo clicando aqui

arranhador diferente

Confira esse modelo clicando aqui

arranhador hello kitty

Confira esse modelo clicando aqui

arranhador pet games

Confira esse modelo clicando aqui

FONTE: PETLOVE

Leia também:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.